Se alguém lhe pergunta qual é o país que tem o maior número de pirâmides, o que você responde ? Egito, claro … erradamente ! O país que tem mais pirâmides é o México, inclusive a maior de todas ( detalhe já citado em publicação anterior > Maravilhas no Mundo ). Porém não são tão famosas nem conhecidas como as egípcias … daí a possível confusão. Na verdade não há comparação nem misticismo que bata as pirâmides egípcias … são absolutamente ” as pirâmides “ ! São elas que perpetuam a memória dos seres humanos, o resto é coisa de pesquisador …
continua após a publicidade
As pirâmides também não devem ser comparadas, pois todas tem suas próprias características e intuito, algumas chegam a ser muito parecidas, mesmo estando milhares de quilômetros distantes umas das outras, até em outro continente.
Entrei no Egito por Alexandria, nome dado à primeira capital em homenagem a Alexandre, o grande, uma das mais famosas e fascinantes cidades do mundo antigo onde não é mais possível avistar o famoso Farol de Alexandria, a Segunda Maravilha do Mundo Antigo, uma pena e perda irreparável, hoje no local é o Forte Qaitbey, uma fortaleza defensiva que nem se compara ao ícone anterior. Apesar de ser uma cidade grande, não passa de história, sem nenhum real atrativo turístico divulgado pelo mundo e com uma sujeira à vista comum por todos os lados. Entre alguns pontos é possível destacar o Palácio Montazah, a Biblioteca de Alexandria que é considerada a maior biblioteca do mundo antigo e está em reconstrução com supervisão da UNESCO, alguns museus, algumas praias comuns, nada espetaculares … e é possível fazer um tour ou um safári ao Monte Sinai, local onde o Profeta Moisés teria recebido os 10 mandamentos. O verdadeiro enigma da antiga Alexandria está hoje embaixo de suas águas turvas, onde exploradores, pesquisadores e mergulhadores buscam respostas para entender ainda o que aconteceu e o que fez com que desaparecesse do mapa a ” Grande Alexandria “. Como cheguei de navio, não perdi muito tempo em Alexandria e segui num tour direto para capital Cairo, a maior e mais populosa cidade do mundo árabe. Confesso que no momento em que entrei no ônibus e o guia falou que estávamos indo conhecer a 1ª Maravilha do Mundo Antigo, fiquei extremamente emocionado e arrepiado ( não tem como não ficar ), fato ratificado ao tocar uma das famosas pirâmides, mais especificamente a de Quéfrem. Apesar de já ter passado por alguns países, foi neste momento que percebi a grandiosidade de realizar uma viagem. Foi um marco referencial que me ajudou a decidir por querer ver o mundo e mostrar ao leitor, mostrar que é possível ! Foi sem dúvida um dia inesquecível. Na realidade a única Maravilha do Mundo Antigo existente ainda e atualmente classificada como 17ª Maravilha do Mundo Moderno, uma verdadeira injustiça ! Uma preciosidade como essas, que vence o tempo não tem como não estar eternizada entre as sete primeiras. Tem de estar em primeiro lugar, sempre !
Na atual capital egípcia, mais precisamente em Giza ou Gizé, é queestão os pontos turísticos mais famosos e conhecidos de todo Egito ( e porque não dizer; de todo o mundo ); as 3 mais famosas pirâmides : Quéops ( a grande pirâmide ), Quéfrem ( filho do rei Quéops, mais ao sudoeste ) e Miquerinos ( filho do rei Quéfrem ) tão estudadas por séculos, além da famosíssima Esfinge, a maior es,tátua do Egito, conhecida popularmente como o Pai do Medo ou Abu El Houl em árabe. É considerada sagrada e simboliza a união do mais forte fisicamente com o mais desenvolvido intelectualmente, por isso sua forma em corpo de leão e cabeça de Faraó. E é exatamente o oposto de várias outras estátuas que possuem corpo humano e cabeça de animal. A explicação de como teria sido feita é bem mais aceitável do que as Pirâmides, pois foi escavada no seu arredor permanecendo o centro como a estrutura que foi entalhada por anos, porém até hoje ninguém sabe explicar como, quando e porque o nariz da Esfinge sumiu. Houve boatos que teria sido Napoleão e seus soldados treinando tiro ao alvo, porém isso foi desmentido por relatos encontrados anteriores já comentando a falta do nariz na mesma. O fato é que ela está desmanchando literalmente com o tempo, virando poeira. E ninguém sabe também, de fato, de quem seria realmente o rosto da Esfinge … mas é o rosto e o ícone do Egito e dos seus mistérios não solucionados. Particularmente não acredito ou ninguém me convenceu até hoje que as Pirâmides foram feitas por mãos humanas, ainda mais há cinco mil anos atrás e naquelas condições … ( ? ) … Historiadores dizem que a Grande pirâmide demorou 20 anos para ser construída … mas o que pode ser certo mesmo são os 2 milhões de blocos de pedras, cada um pesando mais de duas toneladas ! Como chegaram lá em cima só Deus mesmo sabe, porque no braço e mesmo puxando em rampas, naquela época … eu ainda não engulo essa.
São as atrações mais populares … todo mundo vai para lá somente para vê-las, caso contrário, se não houvesse esse mistério todo, ninguém iria para aquele lugar, um tanto inóspito. Cairo possui alguns museus, mas nada bate o grande Museu Egípcio. Visitá-lo é presenciar as obras mais caras do mundo, ou melhor, as obras mais antigas em um museu de valores absolutamente incalculáveis como o sarcófago e/ou máscara de Tutancâmon, o nome mais conhecido de toda era egípcia que se propaga no tempo assim como as próprias pirâmides. É possível adquirir papiros originais, um suvenir imperdível, e até ver como eles são feitos, muito interessante. O difícil é escolher qual levar … o Egito é um dos pontos turístico mais imperdíveis para qualquer viajante do mundo, uma das maiores viagens de cultura possíveis, apesar das cidades atuais em si deixarem muito a desejar, além da importunação dos vendedores que chegam a lhe colocam objetos e tranqueiras ou bugigangas nas mãos e no pescoço antes de lhe perguntar nada e simplesmente desaparecerem … para depois voltarem do nada para lhe cobrar pela venda, isso acontece ! É só ” tentar ” levar na esportiva e se tiver paciência e não exigir muita limpeza, vá sem medo, pois a falta de preservação e controle juntamente com a sujeira tornam o passeio um pouco decepcionante, pois poderiam fazer um investimento turístico ou quem sabe até reestruturação de alguns lugares, aliás ” que lugares ” … pois os monumentos são únicos e incomparáveis.
E Ainda temos Sakaara ( ou Saqqara ), a cidade dos mortos ( nome que virou até filme ) e nada mais é que um cemitério onde tem a primeira pirâmide construída em torno de 3.000 a.C., a Pirâmide de Zoser ou Djoser que é um pouco diferente das mais famosas e tradicionais. Tem forma de um bolo com degraus. Atualmente está proibida a entrada em certas pirâmi,des, mas é possível acessar alguns templos onde se vê os hieróglifos ( escritas e desenhos ) por todas as partes, até em tetos e também dá para entrar agaixado em algumas tumbas ou pirâmides mais desconhecidas ( pagando alguma gorjeta aos guias ou guardadores locais ) através de um espaço bem apertado, sentindo mesmo uma sensação clautrofóbica para chegar no sarcófago que chegam a ser assustadores para presenciar a grandiosidade e dimensão do local. Imagino os labirintos infinitos que devem ter no subsolo de toda região e de todo o país ! Até hoje muitos arqueólogos trabalham por lá tentando achar explicações ou quem sabe algum tesouro faraônico ou ainda um novo labirinto ou tumba desconhecida.
Mênfis fica bem ao lado do Cairo e é possível conhecer num mesmo dia. Também foi uma antiga capital, depois de Tebas. Existe um museu ao ar livre onde construções e estátuas milenares ainda permanecem intactas e bem preservadas. Uma delas é o Colosso de Ramsés II que está dentro de uma construção que fizeram para poder vê-lo de cima, já que encontra-se deitado devido ter sido transportado de seu local original ( sul do Egito ) após ter sido encontrado soterrado por um terremoto, possivelmente. É enorme e fantástico. Possui 13 metros e tem aproximadamente 120 toneladas.
Desde que deixei o Egito ( Terra Abaixo do Egeu ) em 2007, fiquei com a sensação de que vou retornar. Em minha opinião é um dos lugares que todo ser humano deve ir para ficar abismado com as construções históricas, não é à toa que fascina tantos turistas e arqueólogos por todos os cantos da terra e por tanto tempo. Além de ver as pirâmides de novo, Luxor será meu maior objetivo na próxima vez na Terra dos Faraós. Fica a aproximadamente 670 km da capital Cairo. O trecho pode ser feito aéreo se tiver pressa, mas se tiver tempo, pode se ir por terra passeando. Os pontos mais em ênfase são : O Vale dos Reis, o Templo da Rainha Hatshepsut ( primeira rainha egípcia ), o Templo Karnac e o próprio Templo de Luxor. E também é possível fazer um cruzeiro pelo Nilo ou chegar em Luxor desembarcando pelo mar vermelho.
Para os brasileiros que gostam ou querem ver algo sobre o Egito, porém não tem condições de ir até à África, o único lugar no Brasil que vi chegar mais perto dessa cultura, com prédios ou monumentos que representam o espírito egípcio, além de ter um museu com múmia de verdade onde nem é permitido fotografar, é em Curitiba/PR ( minha cidade natal ) no bairro do Bacacheri, onde está localizada a AMORC ( Associação Mística da Ordem Rosa Cruz ), uma ” espécie de religião ” ou organização internacional que organiza até viagens dentro de sua filosofia, espalhada em vários países. Mas no Brasil é só em Curitiba mesmo. Se estiver por perto, não custa conferir. www.touregypt.net
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.