Se puder sempre aproveite para fazer o maior número de roteiros ou conhecer o maior número de lugares para economizar com os gastos aéreos. Na volta das Maldivas ( relatada semanas atrás ), a escala é praticamente obrigatória nos Emirados Árabes Unidos( Oriente Médio ). Sem dúvida uma opção que encanta qualquer ser vivo, não deixe de ficar pelo menos um dia inteiro por lá. Roteiro sensacional ! Um país que demonstra o que é ter dinheiro, deixando qualquer outro humilhado. Para se ter uma idéia, qualquer mulher que completa 40 anos ganha uma casa do governo, alguns países tem certos privilégios … no Brasil nem na mais remota piada ! É sem dúvida nenhuma, um país de futuro para o turismo já que acreditasse estar acabando o petróleo por lá.
Dubai foi meu ponto de entrada. Uma cidade que era desconhecida até 2007 para os brasileiros, quando a Emirates Airlines colocou sua rota e está se transformando num dos maiores destinos turísticos do mundo, pois estão investindo horrores no turismo com a construção de hotéis magníficos, aliás a cidade toda está em construção já que lá estavam praticamente 30% dos guindastes de prédios do mundo facilmente observados com um Tour pela cidade ( 2008 ). Quando voar Emirates, que é uma companhia muito boa sem dúvidas, vão lhe colocar no programa Skywards de milhagem, o que pode lhe trazer um incômodo se for mesmo contar com tais pontuações, principalmente com parceiros. Se esquecer de apresentar o seu número em um hotel por exemplo, reivindicar suas milhas devidas via site vai ser um transtorno, mesmo que você apresente os comprovantes !
O mundo todo vai para Dubai … agora os brasileiros também estão indo para Dubai, já apareceu em filmes e até em novela das oito, se nunca ouviu falar vá se acostumando. Exemplo de ostensividade é o Burj Al Arab ( significa Torre Árabe ou Torre das Arábias ), o primeiro hotel 7 estrelas no mundo que virou ícone da cidade e para se entrar é necessário reserva com semanas de antecipação caso não tenha algum privilégio, uma taxa que deve girar em torno de U$ 250,00 por pessoa com um jantar ou almoço incluso, dependendo do restaurante e roupa adequada, certa formalide. Além da categoria 7 estrelas, cada hóspede do hotel mais alto do mundo ( até 2008 ) com 321 metros de altura em formato de vela construído sobre uma ilha artificial tem 7 funcionários à disposição e com uma recepção em cada andar, o qual você nem precisa desfazer as malas … tem gente que faz isso para você ! Para mim isso é uma frescura de exagero, mas milionário gosta disso. Na verdade o hotel tem 1.200 funcionários para manter essa categoria que é sonho de reis, princesas, presidentes e astros de cinema. Fiquei sabendo que você pode ser recebido no aeroporto sem se incomodar com imigração, pois terá um funcionário que fará isso para você e irá para o hotel de Rolls Royce ou helicóptero, é absolutamente inigualável. Para se ter uma breve idéia, os pisos foram revestidos com o mesmo mármore que Michelangelo utilizou em suas estátuas, há ouro suficiente para cobrir um campo de futebol oficial e possuem falcões adestrados para cuidar que pombos não façam ” tiro ao alvo ” por lá. É um verdadeiro super mega navio de luxo na vertical. Não é para qualquer bolso … nem para o meu, claro, que admito ter tentado esta façanha. Detalhe é que não aceitam apenas uma noite, mesmo que você insista … existe um mínimo de noites em certos períodos … É um dia de rei e o custo final de se hospedar no Burj Al Arab é simples : Você dor,me algumas noites e paga o preço de mil e uma !
continua após a publicidade
É evidente que você não precisa ficar nesta aberração, pois há tantas outras opções mais em conta, mas no meu retorno eu não resisti e decidi por ficar no Jumeirah Beach na praia mais famosa com mesmo nome, bem em frente do 7 estrelas, apenas uma noite. ” Quem não tem cão, caça com gato “. Na verdade é um gatão, pois é um hotel caro também e sinceramente não vale o custo. É o Resort em formato de onda, uma ostensividade, mas já fiquei em outros compatíveis mais cem conta. Tem o Wild Wadi Water Park ( Wadi significa Leito Seco em virtude da região árida ), tem o maior toboágua em extensão do planeta, é diversão certa dentro de um complexo de hotéis locais lindos, entre eles ainda o Al Qsar e o Mina A´Salam, não deixe de vivitá-los. Pegue o carrinho dentro do próprio hotel e passeie por esses sonhos artificiais ( porém reais ) das arábias … Um tour pela cidade naqueles ônibus abertos ( BIG BUS TOURS ) é bem interessante e divertido. Passa por todos os principais pontos, pelas famosas palmeiras e em frente ao Atlantis Dubai, outro hotel fantástico. Tudo mesmo nos Emirados Árabes é mais … ” mais isso, mais aquilo ” … ” melhor nisso, melhor naquilo … maior nisso, maior naquilo “ … As Palmeiras de Jumeirah Beach e o mundo ( um arquipélago que só podem ser vistos de cima forma o mapa mundi onde várias celebridades internacionais já adquirirão sua propriedade escolhendo a ilha pelo local no planeta. Quem tem, pode ! ) podem ser melhor vistas em um vôo de helicóptero, de balão ou um salto de para-quedas para os mais afortunados … aí dá uma visão do que estou tentando demonstrar em palavras e que não é possível ver do solo. E também é possível ver o ” mundo ” do 124º andar do Burj Dubai ou Burj Khalifa Bin Zayid ( nome oficial ) ou Califa de Dubai, iniciada construção em 2004, conclusão em 2009 ( apesar da crise local ) e inauguração no dia 04/01/2010 tornando-se o maior prédio do mundo, com um projeto final que chegou a 828 metros e 160 andares, deixando qualquer arquiteto do mundo deslumbrado. É mais alto que o morro do corcovado no Rio de Janeiro, isso ainda com a estátua do Cristo Redentor acima. E já existe um outro projeto para um edifício que pode chegar a 1 km de altura ! Esta foi minha verdadeira razão de retornar à Dubai já que na minha primeira visita eu tinha visto de longe ainda em construção. O acesso é por dentro do maior shopping do mundo, o Dubai Mol, o shopping com espaços majestosos e opulentos que tem um dos maiores aquários do mundo com 10 milhões de litros d´água, 33 mil espécies marinhas e 400 tubarões que entrou para o Guiness Book, porém quem ainda reivindica o título de maior aquário do mundo é Atlanta nos Estados Unidos, além de Okinawa no Japão, uma boa disputa. Dica para fazer compras neste shopping realmente ENORME com 1 km quadrado de área é ter notas de dólares mais recentes caso queira pagar em cash, algumas lojas não aceitam notas muito antigas ou farão uma cotação mais baixa para aceitá-las.
Voltando aos títulos dos Emirados Árabes, o Khalifa possui o elevador mais rápido do mundo, claro. Todos esses superlativos dos Emirados Árabes nos mostra um verdadeiro espetáculo que demonstra a grandiosidade de tudo por lá, inclusive a quantidade de ouro, colares e outros adereços expostos nas joalherias que dá até medo de entrar e perguntar preço, com uma tranqüilidade de criminalidade zero. Lá, quem rouba … perde a mão ! Quem estupra … &,nbsp;
continua após a publicidade
Estão construindo mais ilhas artificiais por todos os lados, retirando areia do fundo do mar e aumentando o território para ter mais praias paradisíacas, considerando um mar bem limpo e bonito, apesar da modernidade de um grande centro, bem diferente de outras cidades. Existem projetos ousadíssimos com edifícios que giram e se movimentam em seu próprio eixo, dá para acreditar ? Esta cidade é como comprar um computador ou celular novo … devido à tecnologia avançada, logo que você pensa que já adquiriu ou viu algo melhor, logo em seguida aparece outro ainda mais e mais …
Tem também opção para se esquiar em pleno deserto onde o calor sufocante pode chegar a 50º C no verão; o Ski Dubai. Existe um bar com uma temperatura de -6ºC totalmente de gelo ! Realmente a palavra ” impossível ” foi retirado do dicionário árabe local, onde a vanguarda de tecnologia e inovação estão a todo vapor. Se você é arquiteto, a grande dica é a seguinte : Crie um prédio muito louco, moderno, diferente e ousado. Acrescente mais uns 200 andares e vá para Dubai surpreender o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum ou aos seus subordinados. Se gostarem, você nunca mais precisará trabalhar na vida !
Para ficar romântico um passeio nos Dhows, que são embarcações tradicionais de madeira, integrando o passado com o futuro de Dubai, além de um passeio de camelo ou um safári 4 x 4 nas dunas do deserto. Opções é que não faltam. Algumas celebridades ficam mesmo tão encantadas que escrevem livros e fazem programas específicos sobre a região. Eu sou apenas um intruso entre milionários. É a cidade da moda no fim desta década e uma verdadeira competição para transformar e divulgar o país.
Se for pegar um navio em Dubai para fazer cruzeiro, saiba o nome do porto de embarque, porque Dubai possui muitos portos, um deles se chama Port Rachid. Outro ponto negativo é que, apesar dos táxis serem baratos por lá, alguns taxistas são bem ignorantes e despreparados ( pelo que soube a grande maioria é paquistanês ou indiano ), podendo não aceitar o dólar americano a ponto de querer chamar a polícia apenas por isso, troque no aeroporto por Dirhams, a porcaria da moeda local ( vale praticamente a metade do real ). Alguns chegam a não saber onde ficam certos endereços e hotéis mesmo com o endereço, telefone e nome em um vaucher de viagem … como você turista vai saber ? Informe-se também sobre a quantidade de vistos caso escolha um cruzeiro, para cada desembarque é necessário um visto de retorno. Na real eles ainda não estão tão preparados totalmente para o turismo, estão aprendendo, isso talvez precise de mais um tempo para adaptação, afinal a área deles é o petróleo.
A capital dos Emirados Árabes é Abu Dhabi. Chega a ser mais bonita que Dubai, que na real é primo pobre de Abu Dhabi ! Portanto, imagine só tudo o que descrevi até aqui ainda melhor ou ” mais “, será que é possível ? É o local onde fica o palácio do Xeique do país, Mohammed bin Zayed Al Nahyan ou seus descendentes e subordinados, que tem singelos 14 elevadores em ouro 24 quilates, informação do guia, já que não se pode nem parar em frente para tirar fotos, quanto mais entrar. É uma riqueza ostensiva realmente assustadora que nunca vi em outro país. É lá que está o arranhacéu mais inclinado e ousado da face da terra, o Capital Gate, íco,ne ou marco arquitetônico da cidade que parece o corpo de uma cobra e bate de longe a Torre de Pizza na Itália ( em altura, inclinação e beleza ), inclusive com mais uma indicação para o Guiness Book, coisa padrão por lá, infelizmente não tenho fotos. Situado bem na entrada do The Capital Center, o novo distrito comercial multimilionário, hotel 5 estrelas e conjunto comercial bem incomuns. Qualquer tour lhes mostrará uma cidade bem mais adiantada que Dubai com outros edifícios mais incríveis em formatos inconcebíveis aos padrões normais onde cito ainda o Aldar em formato circular parecendo uma bolacha gigante. Ainda tem o hotel Emirates Palace que custou a bagatela de 3 bilhões de dólares ( o PIB anual de países como Ruanda e Malaui na África ) superando tudo o que há de luxo no mundo, inclusive o Burj Al Abarb citado na publicação de Dubai ) com mármores importados de 13 países diferentes, 128 cozinhas que utilizam 5 quilos de outro comestíveis ao ano em sobremesas … etc … etc … e super etcs … coisas inimagináveis para nós, meros mortais, já que possui o pacote de férias mais caro de toda história podendo chegar a 1 milhão de dólares em apenas uma semana !! Destaque também é a cor do mar em plena metrópole sendo que algumas praias são proibidas para banho, coisa da religião deles, assim como os cinco chamados por dia que é ouvido nos autofalantes nas ruas das cidades islâmicas … melhor não contrariar.
Em 2010 inaugurou o circuito de fórmula 1 onde ao lado há outro recorde do país, a Fórmula Rossa, a montanha russa mais rápida do mundo dentro da Ferrari World, o maior Parque Temático coberto do mundo … um desafio para os caçadores de emoções e velocidade, uma experiência sem igual a 240km/h no deserto !
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.