Montevidéu ou Montevidéu ou ainda Montevideo é a capital do URUGUAI ou REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI e também a capital administrativa do MERCOSUL ( Mercado Comum do Sul ) ou MERCOSUR em espanhol. A curiosidade do nome ORIENTAL vem da época da colonização e guerras, pois havia uma faixa a leste do Rio Uruguai chamada Banda Uruguaia, passando-se a chamar-se Província Oriental, parte das Províncias do Rio da Prata, passando a denominar-se habitualmente como oriental e até os uruguaios se auto intitulam orientais. O país possui uma das maiores qualidades de vida e de segurança da América e do mundo, apesar de eu admitir não ter sentido ” vontade ” de caminhar pela capital, como o fiz e faço em tantas outras, mas é ( ou já foi ) citado entre os 20 países mais seguros do mundo, estando no topo dos países da América do Sul e talvez de toda a América Latina. É claro que isso pode ser em virtude do tamanho do país ( o 2º menor da América do Sul. O 1º é o Suriname ) e também da população que está em torno dos 3,5 milhões de habitantes, menos que algumas cidades brasileiras, sendo que mais da metade reside na capital. E cada pessoa sente também certa segurança ou sensação em cada lugar, além de ver ou não policiais ou viaturas circulando … que por mais ruim ou corrupta que seja em qualquer lugar, a ostensividade já inibe alguma coisa ou atitude suspeita.
Se for de avião, uma boa dica é já acertar com seu hotel um transfer de chegada, pois os táxis do aeroporto internacional de Carrasco são mais caros. Ao sair do aeroporto, aparecem casas bonitas e uma região bem arborizada, porém a situação vai caindo bruscamente ao se aproximar do centro velho que sinceramente é bem feio. Tive a sensação que a cidade não tem cor nem brilho, talvez esteja enganado, mas gastar com um city tour na cidade de Montevidéu é uma verdadeira roubada, apesar do país já ter sido apelidado de ” Suíça da América “ ou ” Suíça sul-americana “ … isso é forçar mesmo a barra, querer comparar o Uruguai com a Suíça … não se compara nem com Campos do Jordão/SP – Brasil ) que recebe o apelido de Suíça brasileira ( assim como a cidade de Monte Verde-MG, ambos mais lindos que todo Uruguai ! ). Não possui o estilo Suíço nem grandes construções ou edifícios mais novos a não ser o prédio, complexo ou Torre das telecomunicações que foi feito na imitação do hotel Burj Al Arab de Dubai com o design de uma vela … que falta de criatividade !
Na Praça da Independência ( Plaza Independência ) encontra-se um monumento ( e mausoléu ) em homenagem a José Gervasio Artigas, herói da independência nacional. Um dos seus maiores atrativos é a culinária, mais especificamente as famosas carnes, mas isso sempre vai depender do lugar. É possível fazer uma travessia de barco pelo Rio da Prata até Buenos Aires ( Argentina ) e conhecer os dois países em uma mesma viagem, já que está ali perto, aproveite ! Só que este rio está mais para Rio Chocolate devido a cor e sua largura pode chegar aos 220 km parecendo um grande mar ( marrom ). A empresa BUQUEBUS utiliza umas lanchas gigantescas que comportam carros embaixo, estilo ferry boats e cerca de aproximadamente 600 passageiros. Por dentro há lojas estilo navios e até divisão de classes ou categorias … a primeira serve champagne ou vinho. A dica é você embarcar com as malas em mãos, não despachar … pois, quando chegar vai ser uma correria para conseguir táxis ou transporte. Se for esperar por sua mala na esteira, vai perder muito tempo. É possível ir direto de Montevidéu ou ir até a cidade histórica de Colônia ( Colônia del Sacramento ), a própria empresa providencia o ônibus, caso não queira ficar muito tempo na travessia. De Colônia a travessia é apenas uma hora, de Montevidéu no mínimo três. Evidentemente a travessia pode ser feita no sentido inverso, de Buenos Aires ( ARGENTINA ) para Montevidéu ( URUGUAI ).
O lugar mais famoso do país está 130 km à leste; Punta del Leste, o qual dizem estar entre os 10 balneários de luxo mais famosos e charmosos do planeta, onde celebridades e milionários adoram aportar e ter casas por lá. Sinceramente não gostei, apesar de reconhecer o luxo das casas em Beverly Hills, outra imitação do país em relação ao famoso bairro de Los Angeles ( EUA ). É um passeio pelo glamour, jardins lindos e casas de altíssimo padrão que não possuem muros e nem números, cada uma possui um nome que não pode ser repetido … o carteiro é que deve ter problemas para memorizar todas. É parada obrigatória dos navios de cruzeiros que por lá aportam, chegando a ter vários num mesmo dia, lotando a cidade, principalmente se for me março, a alta temporada. Se gosta de agito e tiver dinheiro é seu destino. Em dezembro peguei um vento e um frio inesperado. A cidade possui duas construções ou obras curiosas e únicas no mundo : A Ponte da Barra ou Ponte Leonel Vieira, que parece uma montanha russa se for em alta velocidade, chegando a ser perigosa … e na Praia Braba ou Brava, o mais curioso e disputado ponto turístico da cidade e diria do país, o símbolo local praticamente impossível de conseguir sua foto ” solo ” devido a quantidade de pessoas. Seria como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro : É a escultura que chama atenção … a grande mão saindo de dentro da areia; ” A mão ” ( La Mano ) ou Monumento os Dedos ( Monumento Los Dedos ) ou ainda Monumento ao afogado ( Monumento al Ahogado ), foi a vitória do artista chileno Mario Irarrazabal vencendo o 1º encontro de escultura ao ar livre em 1981, o qual se inspirou em um afogamento, já que a praia local é mesmo perigosa. Eu achava que seria a mão de Deus ou algo parecido, mas a inspiração do artista veio de um sofrimento ao invés de algo alegre ou feliz ou positivo, alegando que é um alerta ou advertência aos turistas … mas não acredito que ninguém veja isso apenas olhando para a escultura, pois não vi placas de perigo na praia ou algum aviso com essa explicação. O que importa é que não deixa de ser curiosa e muito atrativa, merecendo vencer o concurso, pois outras esculturas estão no canteiro central da avenida e são horríveis, sem chance de competir com ” A Mão ” … que para mim continuará sendo de Deus !
Na minha opinião, Punta del Leste não passa de badalação, agito e fama em relação aquilo que considero fugir do cotidiano e realmente ” tirar férias “, mas é necessário citar, pois muita gente vai para lá … nem que seja apenas por curiosidade, como eu. E quando se diz balneário famoso, quer dizer cheio … cheio de gente e tumulto, o que foge do princípio de paraíso e tranqüilidade que sempre procuro, além do país possuir as praias mais feias que já vi, principalmente na capital, afinal são praias de rio. Para se ir até Punta, saindo de Montevidéu, é necessário passar por alguns outros balneários no caminho que pode estar incluído no seu tour. Fique do lado esquerdo do seu veículo para ver casas interessantes, também sem muros, o que com,prova a segurança do país, pois muitas casas ficam desabitadas na maior parte do ano. Do lado direito está o mar ( ou rio ) marrom que citei acima, já que o Rio da Prata ( ou Chocolate ) parece uma grande praia. Vai passar por Canelones, Balneário das Flores e Piriápolis ( Departamento de Maldonado ), este último possui um famoso e bonito hotel chamado Argentino, que lembra o estilo do Copacabana Palace, mais uma comparação pessoal com o Rio de Janeiro.
Em Punta Ballena está a Casapueblo ( Casa do Povo ) do artista local Carlos Paez Vilaró que é uma casa museu, escultura e hotel, bem ao estilo das lhas Gregas, mais especificamente Santorini. Evidentemente e infelizmente, o mar azul das Ilhas Gregas o artista não pode recriar ou copiar.
CURIOSIDADES
* O filho deste artista citado acima, Carlos Miguel, foi um dos sobreviventes do vôo 571 que caiu nos Andes em 13/10/1972, o qual virou filme de nome ” Vivos “, uma das histórias mais trágicas de todos os tempos envolvendo acidentes aéreos. O local da queda fica no Chile e é chamado de Vale das Lágrimas.
* O país é praticamente plano. Seu ponto mais alto está em torno dos 541 metros de altitude e não se vê montanhas.
* Por onde se olha vê alguém com uma cuia de chimarrão na mão.
* Alguns uruguaios tem o hábito de se beijarem ao se cumprimentar, assim como alguns muçulmanos, árabes ou indianos.
* Existe outra mão muito parecida feita pelo mesmo artista, a Mão do Deserto ( La Mano del Desierto ). Fica ao lado da estrada panamericana que cruza o deserto do Atacama, porém bem maior, mas na mesma inspiração do artista que, por sinal, não teve grande criatividade, repetindo a escultura.
* E por fim, uma lembrança triste para os brasileiros e alegre para os uruguaios ( ou celeste ) foi o dia 16/07/1950, onde o Brasil inteiro se calou diante dos 2 x 1 de virada dos uruguaios em pleno Maracanã, ganhando seu segundo título mundial no futebol. Ao menos o Brasil deu o troco em 1970 e tem bem mais títulos que os uruguaios ( orientais ).
www.turismo.gub.uy / www.uruguay.com / www.uruguaynatural.com