Se o prezado amigo leitor é daqueles que tem medo de avião, vou apenas afirmar sem precisar dar números ou estatísticas : A possibilidade de seu avião cair é infinitamente menor que você bater seu carro aí no seu dia a dia. É infinitamente menor que você morrer em um acidente de carro na sua cidade ou na estrada quando desce o final de semana para praia ou para a casa de campo. É infinitamente menor que ser assaltado e morrer com um tiro. É infinitamente menor que muitas coisas que enfrentamos no nosso dia a dia urbano estressante das grandes cidades. A diferença é que já estamos acostumados com isso. Toda hora, todos os minutos … e porque não, todos os segundos morre alguém de carro no mundo ! O tempo todo. Foi feito uma pesquisa em 2010 e a cada 10 ou 15 minutos uma pessoa morre no trânsito, apenas no Brasil ! E isso deve aumentar a cada ano. Já imaginou se a cada morte no trânsito fossemos ouvir no noticiário ? Não teríamos mais nada para assistir ou ouvir. Por isso é que só aparecem acidentes relevantes, seja de carro … ou de avião principalmente, pois isso é notícia. O leitor tem idéia de quantos aviões estão levantando vôo todos os dias, minutos e segundos pelo mundo ? Tem idéia de quantos aviões estão voando pelo mundo neste exato momento em que está lendo este artigo ? Caiu algum avião hoje ? Apareceu no noticiário ? Só falta, por azar e infelicidade, acontecer esta coincidência remota … mesmo assim as questões acima procedem e pergunto : O leitor ouviu hoje sobre algum acidente de carro, de trânsito ? Alguém morreu ? Se não soube é só ligar a televisão, o rádio ou acessar a internet … com certeza vai achar !
Então, ” amigo medroso de avião “ … vá sem medo, tome um relaxante ou um sonífero e bom vôo. Saiba apenas onde fica a saída mais próxima da aeronave, isso é de bom senso, não para assustá-lo … rs. Mesmo porque, se seu avião estiver predestinado a cair, nada impedirá isto. Torça apenas que seja na volta, nunca na ida … ao menos curtiu mais um pouquinho por aqui. Garanto que será mais rápido que ficar em um hospital por mais de um mês, todo quebrado, talvez tetraplégico ou com outras seqüelas horríveis pelo resto da vida, coisa bem mais comum após um acidente de carro ou um assalto infeliz.
Você se sente seguro em uma estrada ou no trânsito de sua cidade ? Eu não ! Porque você pode até se garantir … e os outros ? Um outro ( são ou embriagado ) pode vir e acabar com você e sua família, com toda essa sua segurança. Caindo de avião … você vai virar uma grande notícia !! Este último argumento ” tétrico ” na verdade é encorajador, apenas uma brincadeira para que o leitor relaxe e se divirta, se preparando para seu próximo destino aéreo.
Voar de avião não é mais como antigamente, onde apenas quem tinha muito dinheiro poderia ter esse luxo. Quem tem dinheiro voa mesmo na primeira classe que é absurdamente mais cara. Hoje as cias aéreas fazem boas ofertas nas classes econômicas e querem você fiel a qualquer custo, lhe oferecendo ” vantagens “ com cartões fidelidade que na realidade não servem para nada e podem acabar lhe trazendo vários problemas ou estresses na hora de utilizar quando quer reivindicar seu direito às pontuações ou quilometragens que eles ” deixam de marcar ” ou ” tem problemas no sistema “. Meu amigo agente de viagens disse para mim que é uma ” situação delicada “ … para mim é uma ” situação enganada “. Já fiquei meses esperando creditarem pontos ou reembolsos … já perdi upgrades e até hoje espero alguns pontos serem creditados. É uma verdadeira enganação ao cliente, VOCÊ, que paga esperando por um serviço que não é lá essas coisas, além de acreditar que poderá ganhar futuros vôos e ser respeitado por essas empresas. E não importa a cia … seja TAM, LAN, EMIRATES ou outras parceiras de STAR ALIANCE ou MULTIPLUS ou o ” RAIOQUEOPARTA ” … qualquer outro grupo … dá tudo na mesma … uma grande cascata, principalmente porque ” esquecem ” de incluir suas pontuações ou reembolsos, aí é uma incômodo só ficar ligando para 0800 … 0300 … disco 1 para isso, disque 2 para aquilo … já sabe … esperas longas para falar com pessoas treinadas a lhe deixar mais estressado do que já está, porque estão tirando o que é seu de direito e acordo. Um empurra para outro e assim vão lhe tratando … chegam ao absurdo de não quererem dar protocolos e até mentirem o nome ou não quererem dar o sobrenome ( quem não deve não teme ! ) ou mandam enviar e-mails que também é cada vez respondido por uma pessoa diferente te acumulando de outros protocolos ou respostas que não servem para nada também, pois se você for querer usar isso como prova de que já tentou antes, nada adianta ! O negócio é apenas prorrogar esperando que você realmente desista. Enfim … não conte com essa ” grande vantagem mentirosa “, apenas utilize o que conseguir e estiver disponível com sorte. Tenho bastante experiência nisso, afinal o que eu já voei já deveria ter dado para voar tudo de novo de graça se fossem verdades essas propagandas . Conheci também inúmeras pessoas que tiveram problemas com todas e quaisquer cias, você não ? E já ouvi falar em cias que estão planejando colocar passageiros em pé ! Dá para acreditar como vai ser … ? Se já é um caos, imagine com uma parte dos passageiros em pé em um avião ?? Nem posso visualizar este absurdo ser aprovado.
E evite viajar em épocas de feriados, principalmente finais de ano para fugir de maiores incômodos, tumultos e overbooks, pois as cias tem o péssimo hábito de vender mais assentos que os aviões comportam … assim você vai ter problemas com certeza ! Não sei como é que isso ainda ocorre e as cias não são punidas acabando com esse absurdo ! Você é que tem de ir para justiça … ?
Aproveite a rota do avião nas escalas, se possível, permanecendo no local nem que seja por uma noite, um dia ou meio dia para conhecer ou fazer um tour rápido pelo lugar antes de reembarcar novamente. Melhor que ficar no aeroporto, ao menos conheceu mais um lugar ou país diferente. Peça ao seu agente de turismo que veja se isso é possível nos intervalos de horários dos vôos, deixando este espaço para você. Isso vai de cada um se houver interesse em conhecer melhor o lugar de escala, claro, se houver possibilidade, pois alguns roteiros são muito difíceis de montar devido a disposição dos trechos aéreos o qual você fica preso a eles, infelizmente.
Fique atento às normas da aeronave. Ninguém presta atenção nas regras que são chatas mesmo … mas se for necessário utilizá-las em uma emergência real vai ser um Deus nos acuda que eu nunca vou querer ver … as pessoas são mal educadas, utilizando celulares quando não é permitido, por exemplo. E quando chega a hora do desembarque então … ? É um salve-se quem puder para sair primeiro ! As cias querem ser tão organizadas com os embarques, mas nunca pensam nos desembarques. Deveriam seguir uma ordem para isso ao invés dos empurrões e apertos nos ” espaçosos ” corredores.
Viajar de avião é legal no começo ou se faz tempo que não voa … viajar constantemente é muito cansativo chegando a ser às vezes muito chato, com escalas e aeroportos desconfortáveis, além das refeições que chegam a ser nojentas de ruins, dependendo da companhia. Uma grande vantagem em fazer alguns vôos internacionais é acabar por assistir alguns filmes que ainda não lançaram no seu país ( Brasil por exemplo, onde tudo chega atrasado ).
Trabalhar em cias aéreas também não deve ser nada fácil. Porque lidar com o público ( ser humano ) é mesmo muito difícil e estressante. Observe quantas pessoas vão perguntar a mesma coisa para o funcionário do balcão de embarque. Evidentemente que você precisa de informações, mas muitas vezes tem um anúncio logo em cima do funcionário e tem também os painéis que avisam a situação do seu vôo … mas a pessoa não lê e pergunta ao funcionário que tem de ter um saco de Papai Noel para agüentar tantas vezes a mesma resposta. Se há um atraso então … eu sei que você vai ficar preocupado, estressado, etc … mas o funcionário provavelmente não tem culpa, é o sistema ! Dê um desconto para ele(a). Isso é para aqueles que perguntam a mesma coisa várias vezes … você nunca fez isso ?
Quando se fica mais velho ou mais viajado, seus interesses vão mudando ( como tudo na vida ) e ficando mais direcionado àquilo que lhe agrada e a cada roteiro suas prioridades e exigências afunilam para evitar os mesmos incômodos ou inconvenientes. Algum problema ou insatisfação você sempre vai ter, nada é 100% perfeito, principalmente se lhe prometerem isso. Não crie tantas expectativas positivas … deixe que as surpresas sejam positivas. Fui aprender isso após muitos e muitos roteiros.
Alguém já teve ter falado mal de algum lugar que você adora ou adorou ? Ou falado bem de algum lugar que você odiou ou teve uma péssima experiência ? Uma mesma estrada para uns é imensa … para outros é curta. Para uns o pedágio sai caro … para outros não pesa no bolso. Uns enxergam uma cultura estagnada … outros aplaudem a crescente diversidade. Costume dar uma espiada na janela do vizinho. Isto pode lhe deixar menos enclausurado nos seus próprios pontos de vista, mas em contra partida lhe tira a certeza de tudo … afinal somos apenas humanos vivendo uma experiência passageira onde tudo continuará mudando, inclusive ( ou principalmente ) nosso planeta.