Programe seu roteiro dia a dia. Faça um rascunho de calendário ou escala da semana com o que pretende fazer, sempre deixando tempo suficiente de sobra para o imprevisto. Caso esteja em um roteiro já programado, solicite um tempo livre para você … uma manhã ou uma tarde, se der tempo. Pode querer fazer algo ou retornar em algum lugar que passou …
Considerando vários incômodos com taxistas aproveitadores que com certeza vai encontrar pelo mundo, sempre que possível pague por um transfer IN/OUT que lhe pegue na chegada, nos deslocamentos e na saída, principalmente em países que não domine a língua e mesmo que fale várias línguas ainda poderá se incomodar com algum espertinho que pode querer lhe enganar ou cobrar mais por um preço que tenha sido combinado antes. Nunca entre em um táxi sem combinar efetivamente o preço !
Nunca faça nada que tenha dúvida, em qualquer lugar : Na rua, hotel, navio, etc … principalmente se não entender 100% a língua ou o que querem dizer realmente em algum cartaz, placa, etc … esteja realmente seguro para ter tal atitude. Já ” entendi ” erradamente um folheto e tive problemas … informe-se. Obedeça sempre os avisos escritos e a tripulação. Aqui ratifico que é necessário saber inglês, pois lá fora vai ser um tanto raro escritas em português. E outra dica é para aqueles que chegam em um lugar ( mesmo no seu próprio país ) e não lêem nada ! Antes de se informar, procure os anúncios escritos, assim evita até ser mal tratado como quem diz : ” – Não sabe ler ? Tem uma enorme placa aqui … “. Se você pretende viajar, ler facilita e agiliza muito !
As mulheres devem levar roupas mais reservadas sempre, principalmente se for para certos países conservadores ou muçulmanos. Na realidade não há necessidade de lembrar isso , elas levam sempre o guarda roupa inteiro … rs, o que não é aconselhável devido correr risco de pagar excesso de peso. Então fica a dica para ficar atenta ao passeio que vai fazer, pois em alguns lugares elas só entram bem arrumadas ou bem cobertas ( decotes, tops ou saias nem pensar ) … e às vezes nem cobertas entram. Vantagem masculina em um mundo islâmico machista. Aliás, mesmo para os homens é necessário roupas que cubram o corpo dos ombros até os joelhos em certos lugares. Roupas de banho nem nos restaurantes … param você ! Em alguns países as mulheres são mais visadas que os homens, tendo de serem revistadas à mão, abrir as bolsas, etc … e os homens passam sem problemas … ?
Depois de muitas viagens fui descobrir que existe em alguns países uma espécie de reembolso de imposto, que seria mais ou menos como o duty free dos aeroportos, o ” refund tax “. Talvez o leitor já saiba disto. Verifique junto à loja que está adquirindo alguma coisa, se existe tal restituição no aeroporto. É só preencher o formulário que deverão lhe oferecer, o caixa vai carimbar que você pagou pela mercadoria, acredito que deve ter um valor mínimo para o reembolso. Portanto, vai guardando os recibos para somar no final. Leve tudo ao aeroporto e quando estiver deixando o país, apresentar no balcão específico para receber um valor de volta, pode ser em cash . Mas é importante que a mercadoria que adquiriu não seja despachada, eles vão querer vê-la para comprovação. Não sei quais são de fato todos os países que oferecem tal serviço e nunca me preocupei muito com isso, na verdade nunca gastei tanto no exterior com mercadorias para oferecerem esse formulário. Acho que por isso nunca tenha sabido ou me importado com esta opção, mas é bom o leitor ficar atento para economizar, caso queira adquirir algo mais caro para trazer.
Tenha um nome de contato que saiba de todo seu roteiro para qualquer emergência.