A GRÉCIA ( Terra de Luz ) é um dos lugares mais bonitos e românticos do mundo. Quem nunca viu algum filme ou imagem daquelas ilhas rochosas com mares absolutamente azuis ?
Aqui, ratifico mais uma vez o que já foi explicado sobre a vantagem compensadora de ir de navio, pois não é um destino muito barato, principalmente aos brasileiros pela certa distância de ir até lá voando e se decidir por pernoitar nas ilhas a conta será mais alta a navegar pelo Egeu … ou mesmo pelo Mediterrâneo, onde em um cruzeiro é possível passar por alguns outros países da região como é o caso do Chipre que tem uma história de domínio, conquista e independência com a Grécia.
É necessário uma constante restauração e preservação, caso contrário, também já teria se perdido. E pelos estudos e previsões dos arqueólogos vai demorar muitos anos para se tentar restaurar esse ícone grego que que foi construído no ponto mais alto da cidade como forma de proteção e significa ” Cidade Alta “. Não ver o Parthenon em Athenas é como ir ao Rio de Janeiro e não subir o Corcovado para ver o Cristo Redentor. A quantidade de pessoas é imensa, principalmente no dia de chegada dos navios. Ir à Grécia ( ou mesmo ao Egito ) é como ver materializar-se as lendas e os mitos da nossa infância … lembra da Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta ? Andou matando muitas aulas ? Quem sabe a Ilíada de Homero que conta a fantástica guerra lendária de Esparta com Tróia que já virou filme protagonizado por Brad Pitt como ” Aquiles “, originando o nome dado ao tendão calcâneo ou Tendão de Aquiles ( parte vulnerável do herói espartano ).
www.visitgreece.gr / www.greek-tourism.gr
Outra parada foi em Limassol, no CHIPRE ( Cyprus, vem da palavra grega para cobre = kyprus ). Um lugar que realmente eu nunca imaginei em conhecer ou visitar, mas como estava no roteiro do navio, fui saber até que existia. Alguns lugares acontecem assim, acabamos por saber de última hora. É praticamente impossível você ouvir um brasileiro ou talvez um sul-americano dizer que vai passar as férias no Chipre, a não ser que seja de navio em passagem … o leitor nem deve saber qual é a capital. É um lugar bem árido que aproveitou sua localização geográfica para adquirir as culturas a sua volta. Traços da Europa, do Oriente Médio, da Turquia e da Grécia podem ser observados. O porto que desembarquei foi Limassol, que é conhecida como a Paris mediterrânea, confesso que não entendi mesmo essa comparação. Kourion é a região mais famosa da ilha devido ter sida dominada pelos gregos no mundo antigo e restar alguns vestígios. Não conheci a capital, Nicósia. Fui até Pissouri Beach que é uma das praias afastadas, bem tranqüila e com muitas pedras não sendo um roteiro obrigatório de escolha para as férias dos seus sonhos, mas é uma opção caso aporte por lá. Combine sempre com o taxista o preço de ida e volta ao porto em qualquer trajeto para não ter surpresas desagradáveis. Faça isso sempre em qualquer lugar do mundo. E mesmo assim esteja preparado para algumas divergências nos valores, faz parte das aventuras.