O mundo todo vai para Dubai … agora os brasileiros também estão indo para Dubai e muitos até já moram por lá … já apareceu em filmes e até em novela das oito no Brasil, se nunca ouviu falar vá se acostumando. É o mundo do dinheiro e o paraíso para os arquitetos.          

continua após a publicidade

Exemplo de ostensividade é o Burj Al Arab ( significa Torre Árabe ou Torre das Arábias ), o primeiro hotel 7 estrelas no mundo que virou ícone da cidade e para se entrar é necessário reserva com semanas de antecipação caso não tenha algum privilégio, uma taxa que deve girar em torno de U$ 250,00 por pessoa com um jantar ou almoço incluso, dependendo do restaurante e roupa adequada, certa formalidade.  Além da categoria 7 estrelas, cada hóspede do hotel mais alto do mundo ( até 2008 ) com 321 metros de altura em formato de vela construído sobre uma ilha artificial tem 7 funcionários à disposição e com uma recepção em cada andar, o qual você nem precisa desfazer suas malas … tem gente que faz isso para você ! Para mim isso é uma frescura de exagero, mas milionário gosta disso. Na verdade o hotel tem 1.200 funcionários para manter essa categoria que é sonho de reis, princesas, presidentes e astros de cinema. Fiquei sabendo que você pode ser recebido no aeroporto sem se incomodar com imigração, pois terá um funcionário que fará isso para você e irá para o hotel de Rolls Royce ou helicóptero, é absolutamente inigualável. Para se ter uma breve idéia, os pisos foram revestidos com o mesmo mármore que Michelangelo utilizou em suas estátuas, há ouro suficiente para cobrir um campo de futebol oficial e possuem falcões adestrados para cuidar que pombos não façam ” tiro ao alvo ” por lá. É um verdadeiro super mega navio de luxo na vertical. Não é para qualquer bolso … nem para o meu, claro, que admito ter tentado esta façanha. Detalhe é que não aceitam apenas uma noite, mesmo que você insista … existe um mínimo de noites em certos períodos … É um dia de rei e o custo final de se hospedar no Burj Al Arab é simples : Você dorme algumas noites e paga o preço de mil e uma !                           

É evidente que você não precisa ficar nesta aberração, pois há tantas outras opções mais em conta, mas no meu retorno eu não resisti e fiquei no Jumeirah Beach na praia mais famosa com mesmo nome, bem em frente do 7 estrelas, apenas uma noite. ” Quem não tem cão, caça com gato “. Na verdade é um gatão, pois é um hotel caro também e sinceramente não vale o custo. É o Resort em formato de onda, uma ostensividade, mas já fiquei em outros compatíveis mais cem conta. Tem o Wild Wadi Water Park ( Wadi significa Leito Seco em virtude da região árida ), tem o maior toboágua em extensão do planeta, é diversão certa dentro de um complexo de hotéis locais lindos, entre eles ainda o Al Qsar e o Mina A´Salam, não deixe de vivitá-los. Pegue o carrinho dentro do próprio hotel e passeie por esses sonhos artificiais ( porém reais ) das arábias … Um tour pela cidade naqueles ônibus abertos ( BIG BUS TOURS ) é bem interessante e divertido. Passa por todos os principais pontos, pelas famosas palmeiras e em frente ao Atlantis Dubai, outro hotel fantástico.

continua após a publicidade

Tudo mesmo nos Emirados Árabes é mais … ” mais isso, mais aquilo ” … ” melhor nisso, melhor naquilo … maior nisso, maior naquilo “ … As Palmeiras de Jumeirah Beach e o mundo ( um arquipélago que só podem ser vistos de cima forma o mapa mundi onde várias celebridades internacionais já adquirirão sua propriedade escolhendo a ilha pelo local no planeta. Quem tem, pode ! ) podem ser melhor vistas em um vôo de helicóptero, de balão ou um salto de para-quedas para os mais afortunados … aí dá uma visão do que estou tentando demonstrar em palavras e que não é possível ver do solo. E também é possível ver o ” mundo ” do 124º andar do Burj Dubai ou Burj Khalifa Bin Zayid ( nome oficial ) ou Califa de Dubai, iniciada construção em 2004, conclusão em 2009 ( apesar da crise local ) e inauguração no dia 04/01/2010 tornando-se o maior prédio do mundo, com um projeto final que chegou a 828 metros e 160 andares, deixando qualquer arquiteto do mundo deslumbrado. É mais alto que o morro do corcovado no Rio de Janeiro, isso ainda com a estátua do Cristo Redentor acima. E já existe um outro projeto para um edifício que pode chegar a 1 km de altura ! Esta foi minha verdadeira razão de retornar à Dubai já que em 2008 eu tinha visto de longe ainda em construção. O acesso é por dentro do maior shopping do mundo, o Dubai Mol, o shopping com espaços majestosos e opulentos que tem um dos maiores aquários do mundo com 10 milhões de litros d´água, 33 mil espécies marinhas e 400 tubarões que entrou para o Guiness Book, porém quem ainda reivindica o título de maior aquário do mundo é Atlanta nos Estados Unidos, além de Okinawa no Japão, uma boa disputa. Dica para fazer compras neste shopping realmente ENORME com 1 km quadrado de área  é ter notas de dólares mais recentes caso queira pagar em cash, algumas lojas não aceitam notas muito antigas ou farão uma cotação mais baixa para aceitá-las. Voltando aos títulos dos Emirados Árabes, o Khalifa possui o elevador mais rápido do mundo, claro. Todos esses superlativos dos Emirados Árabes nos mostra um verdadeiro espetáculo que demonstra a grandiosidade de tudo por lá, inclusive a quantidade de ouro ( Souks ), colares e outros adereços expostos nas joalherias que dá até medo de entrar e perguntar preço, com uma tranqüilidade de criminalidade zero. Lá, quem rouba … perde a mão ! Quem estupra …

Estão construindo mais ilhas artificiais por todos os lados, retirando areia do fundo do mar e aumentando o território para ter mais praias paradisíacas, considerando um mar bem limpo e bonito, apesar da modernidade de um grande centro, bem diferente de outras cidades. Existem projetos ousadíssimos com edifícios que giram e se movimentam em seu próprio eixo, dá para acreditar ? Esta cidade é como comprar um computador ou celular novo … devido à tecnologia avançada, logo que você pensa que já adquiriu ou viu algo melhor, logo em seguida aparece outro ainda mais e mais …  Tem também opção para se esquiar em pleno deserto onde o calor sufocante pode chegar a 50º C no verão; o Ski Dubai.  Existe um bar com uma temperatura de -6ºC totalmente de gelo ! Realmente a palavra ” impossível ” foi retirado do dicionário árabe local, onde a vanguarda de tecnologia e inovação estão a todo vapor. Se você é arquiteto, a grande dica é a seguinte : Crie um prédio muito louco, moderno, diferente e ousado. Acrescente mais uns 200 andares e vá para Dubai surpreender o Xeique Mo,hammed bin Rashid Al Maktoum ou aos seus subordinados. Se gostarem, você nunca mais precisará trabalhar na vida !  Para ficar romântico um passeio nos Dhows, que são embarcações tradicionais de madeira, integrando o passado com o futuro de Dubai, além de um passeio de camelo ou um safári 4 x 4 nas dunas do deserto. Opções é que não faltam. Algumas celebridades ficam mesmo tão encantadas que escrevem livros e fazem programas específicos sobre a região. Eu sou apenas um intruso entre milionários. É a cidade da moda no fim desta década e uma verdadeira competição para transformar e divulgar o país.     

continua após a publicidade

     Se for pegar um navio em Dubai para fazer cruzeiro, saiba o nome do porto de embarque, porque Dubai possui muitos portos, um deles se chama Port Rachid. Outro ponto negativo é que, apesar dos táxis serem baratos por lá, alguns taxistas são bem ignorantes e despreparados ( pelo que soube a grande maioria é paquistanês ou indiano ), podendo não aceitar o dólar americano a ponto de querer chamar a polícia apenas por isso, troque no aeroporto por Dirhams, a porcaria da moeda local. Alguns chegam a não saber onde ficam certos endereços e hotéis mesmo com o endereço, telefone e nome em um vaucher de viagem … como você turista vai saber ? Informe-se também sobre a quantidade de vistos caso escolha um cruzeiro, para cada desembarque é necessário um visto de retorno. Na real eles ainda não estão tão preparados totalmente para o turismo, estão aprendendo, isso talvez precise de mais um tempo para adaptação, afinal a área deles é o petróleo.

www.dubaitourism.ae / www.emirates.org 

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com 

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 09/07/2011 > ABU DHABI  

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO