Chile

Minha primeira viagem ao Chile foiem 2003. É um país espetacular de contrastes ( oceanos, lagos e montanhas próximos ) que tem a maior Cordilheira do mundo :  A Cordilheira dos Andes. A maior injustiça que me deixou bem frustrado é não estar na lista das Maravilhas da Natureza, indiscutivelmente uma das sete campeãs na minha opinião. Uma majestosa imponência branca que se vê já do avião e foi tema até de vários filmes como ” Vivos “( Alive – 1993 – recomendo  ), o acidente aéreo que deixou sobreviventes por mais de dois meses nas montanhas, perdidos e isolados, um lugar chamado hoje de ” Vale das Lágrimas “.

A capital Santiago fica numa verdadeira panela rodeada pela Cordilheira. É uma cidade que, apesar da poluição, é linda e aconchegante com várias opções de passeios, principalmente o teleférico que dá ( ou dava ) para ter mais uma noção de toda extensão dos Andes. Imperdível ! E é possível num mesmo dia ver a neve nas diversas estações de esqui próximas à capital e também ver o mar nas cidades de Viña del Mar e Valparaíso onde os frutos do mar são uma verdadeira atração, assim como um dos melhores vinhos do mundo. Um tour por essas duas cidades irmãs e conhecerá o estádio de futebol Salsalito ( Viña del Mar ) onde o Brasil jogou para chegar ao Bi-Campeão mundial de futebol em 1962. Um estádio simples, mas que faz parte das história do futebol brasileiro.  

Valle Nevado e Portillo são duas das estações de esqui famosas do Chile, talvez as mais chiques, com hotéis aconchegante e pistas de esqui para todos os gostos e níveis. Em todas as estações é possível ter aulas particulares e para quem tiver habilidade já iniciar umas descidas um tanto radicais.  Pucón, cidade mais ao ao Sul, se tem a sensação de estar nos Alpes Suíços. É possível subir o imponente Vulcão Villarica ( facilmente avistado por toda a região ) com tempo bom no verão, caso contrário a nevasca interdita a pista e os carros, mesmo com correntes nas rodas, não conseguem ultrapassar … fiquei pelo caminho. Assim mesmo vale o passeio com um parada para um café charmoso e caliente nos bangalôs de madeira que vai achar pela estrada.  Ver a neve caindo é mesmo maravilhoso e emocionante para quem não está acostumado com este fenômeno da mãe natureza. Próximo à Pucón, destaco as Termas de Huife e um hotel para ficar hospedado ou simplesmente passar o dia em águas que podem chegar a 50ºC, considerando que fora pode estar até abaixo de zero … com certeza é um relaxamento sensacional em piscinas naturais com o fundo em pedras vulcânicas bem ao lado de uma corredeira forte do rio que passa pelo local.  

  

    A Ilha de Páscoa, considerada o ” Umbigo do Mundo “ e patrimônio mundial pela UNESCO, fica a quase 4 mil quilômetros de Santiago na Oceania e é a ilha mais remota com habitantes. Uma ilha solitária, estranha, árida, inóspita e um verdadeiro museu a céu aberto pertencente ao Chile. Lá estão as estátuas sentinelas chamadas de Moais que são enormes, sem algumas explicações lógicas, um grande mistério e desafio para a ciência, hoje como a 11ª Maravilhas do Mundo Moderno. Alguns nativos dizem, que cada Moai é a representação de um Deus ou algo parecido para a lendária e desaparecida cultura Rapa Nui. A ilha foi descoberta no domingo de páscoa de 1722, por isso o nome, hoje Parque Nacional Rapa Nui onde o filme do mesmo nome juntamente com o livro ” Eram os deuses astronautas “ atraíram mais turistas. É ponto de escala rumo à Polinésia Francesa para quem sai da América do Sul. Aliás faz parte da Polinésia e se puder fique ao menos uma noite e um dia para sentir a energia local e ver os silenciosos Moais, porém não espere ver muitas árvores, pois as florestas desapareceram ! Na realidade é uma terra devastada, com recursos limitados e que sofreu muito pela ação do homem por séculos, praticamente um grande deserto com uma vegetação  rasteira, pedras e mais pedras. Até o canibalismo foi praticado por lá, já que, devido ao isolamento, a comida foi acabando, sendo sido chamada até de Terra dos Mortos. Portanto, também  não espere ver muita vida marinha nem corais … lá o passeio é mesmo outro; pode ser feito à pé ou à cavalo por crateras, trilhas, vulcões e penhascos para os mais místicos, com hospedagens que podem ser mais simples …  Se os Moais falassem …

Cada vez que voltamos a lugares distantes é um nova sensação, talvez devido à época, ao clima ou talvez mesmo à companhia … no meu retorno em 2009 fiquei abismado pela quantidade de cachorros soltos em pleno centro de Santiago. É cão por todo lado e bem no centrão da cidade, eles esperam até o sinaleiro abrir ( rs ), impressionante ! Não havia tantos em 2003, que eu me lembre. E são cachorros bem cuidados pela população que está proibida de sacrificá-los por lei local … daí o resultado realmente espantoso. Para muitos habitantes já é normal, mas deve ter gente se incomodando com isto.   O teleférico do Cerro São Cristóvão que eu subi em 2003 estava interditado desta vez, fiquei sabendo que pretendem construir outro já que o antigo não há mais conserto, uma pena. O jeito foi subir e descer de funicular, uma espécie de bondinho bem antigo por lá, vai encontrar isto também nas cidades litorâneas que citei acima. Neste mesmo Cerro é possível visitar o zoológico bem interessante com alguns animais que não se vêem em todos os zôos brasileiros, como por exemplo um urso polar e cangurus. Ainda, não deixe de ir ao Cerro Santa Lúcia, o Palácio do governo La Moneda com sua arquitetura neoclássica e a Plaza das Armas, roteiro turístico padrão, tudo isso possível a pé mesmo para quem tem disposição, não se anda muito … ou pagar um tour por todos esses pontos da cidade.    

El Colorado, Farellones e La Parva ficam a aproximadamente 40 km da capital e são as mais antigas e famosas entre os chilenos. Para os brasileiros que nunca viram a neve sem dúvida é a melhor novidade e o Chile, mesmo não tendo fronteiras com o Brasil, é um vizinho bem receptivo e indicado.       

Agora em 2010 ocorreram duas grandes tragédias no país : O grande terremoto que abalou toda a região devido a ser uma área sísmica delicada e o resgate dos 33 mineradores que ficaram soterrados por 70 dias, aproximadamente 700 metros abaixo da superfície, com certeza vai ainda virar filme ! São coisas que na realidade ninguém poderá prever, apenas tomar precauções possíveis. 

     Mesmo assim, sugiro ao meu leitor que se tiver a oportunidade não deixe de conhecer este país. Está entre meus favoritos e acho que passarei por lá novamente.

www.sernatur.cl  /  www.visit-chile.org / www.tourismchile.com  www.tourismchile.com/guide/easter_island

( Warm regards to my friend from Chile > Enrique Escobar Gattás. Thanks ! )

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com 

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO 26/10/2010 > DICAS DE VIAGEM

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo