BRASIL > www.parana-online.com.br/colunistas/330/82819

continua após a publicidade

    

     Apesar da distância e dificuldade de acesso por estradas um tanto mal sinalizadas, Bonito/MS é um ponto turístico que está sempre citado entre os 10 primeiros do Brasil. Mesmo acreditando que o melhor do Brasil encontra-se mais próximo ao litoral, este é um dos pontos de exceção no interior brasileiro, conhecido até no exterior, principalmente para aqueles que não são chegados no mar.

Em se tratando de rios tenho certeza que estão entre as águas mais límpidas em todo o mundo. Os passeios são um verdadeiro colírio para os olhos para quem nunca teve este tipo de contato, aliás, muitos acham que a região deveria ser promovida para Lindo-MS. Região sim, já que alguns passeios abrange o município de Jardim-MS, mas Bonito-MS é o nome conhecido e quem leva a fama, talvez por ser mais estruturada e pronta para receber o turista, de certa forma, já que pelo que recebe ainda deveriam investir mais, principalmente em algumas ruas esburacadas … e prepare o bolso, pois o local é um dos pontos com custo de vida mais caros do Brasil, principalmente o combustível. Nada que afete quem esteja disposto mesmo a viajar. Morar com um custo desses é que não dá. De qualquer forma, é um Jardim muito Bonito para ser conhecido.

continua após a publicidade

A menos uma hora da capital do país, além de provar algumas comidas e sorvetes exóticos, ainda é um local para certos esportes radicais … são várias opções como rafting, cachoeiras, rapel … uma viagem que é aconselhável para os mais jovens ou para quem tem real espírito de aventura. Snorkel e flutuação no Aquário Natural, os Rios da Prata ou Sucuri para ver os peixes e a ressurgência da água no fundo é obrigação. Além de mergulhos scuba em caverna para quem tem habilitação e coragem, garanto que é um tanto assustador, principalmente para os marinheiros de primeira viagem … é outro mundo. Porém a água não é somente nos rios … como chove ! Estive duas vezes, em julho e em dezembro, com uma diferença de 10 anos … sempre com chuva, coisa que piora muito com a terra vermelha local, apesar de chover e fazer sol no mesmo dia. Com tempo bom tudo é muito melhor.

continua após a publicidade

Para quem gosta de aves, o Buraco das araras é a pedida e uma lição para quem tem esses animais em cativeiro, uma contemplação agradável. Também é possível tirar fotos com uma Jibóia no PROJETO JIBÓIA, em meio deste Ecoturismo. Uma opção exótica interessante. Para isto é necessário passar por uma palestra blábláblá de 2 horas e só no final é que vai conseguir a foto em uma única cobra média que vai passar nas mãos de todos, sendo que outras que vai encontrar por lá são só para ver mesmo ( a não ser que pague mais comprando uma camiseta que diz : ” Fui, vi e peguei ” … aí terás direito a tirar foto com cobras maiores … tá afim ? ) … a não ser que a coisa tenha mudado pois sei que estavam ampliando as instalações … Ah, se demonstrar receio ou medo de pegar na cobra será alvo e comédia durante toda palestra, alé,m de ser a primeira pessoa a fazer o teste … faz parte do ” show “. Desculpe ao autor do projeto entregar seu espetáculo, ele pode alterar sua apresentação e ler esta matéria não é experimentar a sensação. Se quiser tirar a prova é só indo ! Somente com algumas experiências reais é que se vislumbram certos momentos.          

O cartão postal da cidade é a Gruta do Lago Azul, local onde já foram gravadas cenas de novelas sem a autorização de entrar na água, o que é permitido somente para pesquisadores e foi citada para concorrer entre as Maravilhas da Natureza. É realmente muito bonita, mas não ficou entre as finalistas do concurso. O ponto necessário a se destacar é que, apesar dos guias já terem feito várias reivindicações, abaixo-assinados e pedidos oficiais às autoridades, até 2009 ainda não instalaram nenhuma plataforma, corrimão ou escadaria segura para os visitantes. A sorte é que ninguém entrou com um processo contra a cidade ou a quem responsável, já que houve alguns acidentes, pois é um lugar onde não se aplica o ditado : Para baixo, todo santo ajuda. Lá a situação é bem ao contrário ; subir é muito mais fácil, menos escorregadio e perigoso, é necessário muita cautela e atenção para descer. Perigo !

        www.brasil-turismo.com/matogrosso-sul.htm / www.bonito.ms.gov.br

              

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  29/08/2011 > RIO de JANEIRO

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO