O segredo do equilíbrio

Tornar-se um ser humano completo não significa ser o mais inteligente, o mais saudável, o mais amável. Ser completo significa viver em harmonia, investindo sempre no equilíbrio entre o corpo, a mente e a alma. Adquirir hábitos que busquem e façam desde trinômio uma filosofia de vida é a base para atingir este objetivo.

Em um mundo em que a corrida contra o tempo é inevitável, atingir o equilíbrio pode, para muitos, parecer utopia. Como conciliar uma rotina saudável com um trabalho cada vez mais tumultuado, uma alimentação fora de hora e a falta de tempo para buscarmos conhecimento e investirmos no nosso lado espiritual?

Atuo na área de tecnologia há quarenta anos e, ao longo de minha carreira, pude perceber que, para atingir a inovação, era preciso uma harmonia entre o hardware e o software. Um software muito bem elaborado precisa de uma máquina capaz de executá-lo. Só que não adianta uma máquina extremamente eficaz, para rodar sistemas básicos e de baixo valor agregado.

Podemos trazer esta avaliação para o nosso dia a dia. Há alguns princípios que ajudam a buscar esse equilíbrio e a melhorar a qualidade de vida. O primeiro deles é a prática regular de exercícios físicos, mesmo sendo atividades leves. Para o corpo funcionar bem, precisamos analisar e avaliar o que comemos. Os alimentos são os nossos combustíveis. Muito mais que recomendação médica, alimentação balanceada representa qualidade de vida. Alimentar-se de forma regrada e com prazer representa mais três anos de expectativa de vida.

Dormir bem também deve estar entre as nossas necessidades e preocupações. Cada pessoa possui uma característica e uma necessidade específica. O importante é sentir-se bem e descansado. Dormir não é sinônimo de perda de tempo. Durante o sono, a gente memoriza, desintoxica e fabrica hormônios. Dormir bem também representa três anos a mais em expectativa de vida.

É impossível equilibrar qualidade de vida com insatisfação profissional. Viver reclamando do trabalho faz mal a saúde. É preciso executar essas atividades com prazer. Construir e conquistar grandes posições no mercado de trabalho exige dedicação, esforço e suor. Há uma frase de Arthur Doyle que diz: “Trabalhar nunca me deixou cansado. Já o fazer nada me deixa completamente exausto.” Desde o começo de minha trajetória profissional, a minha paixão por desenvolver softwares foi o que fez aprimorar esse princípio. Gosto do que faço.

Entretanto, os princípios anteriores não funcionam sozinhos se não aliarmos informação. O ser humano necessita de atividades inteligentes o tempo todo. Ler, estudar, ensinar gera conhecimento. Desenvolver-se intelectualmente é uma atitude de valor imensurável.

Além de cuidarmos do corpo e da mente, precisamos cuidar da alma. A espiritualidade também é fundamental para o equilíbrio. Independente de religião, ter atitudes positivas e produtivas pode construir uma base para uma vida plena.