Ari Zekcer, ortopedista e especialista em medicina esportiva. |
Hoje em dia é oferecida uma infinidade de produtos voltados a quem pratica esporte. Fora os equipamentos específicos, as vestimentas e, sobretudo, os tênis ocupam lugar de destaque. A variedade e as tecnologias empregadas são tantas que geralmente deixam o consumidor com dúvidas sobre qual o artigo mais adequado à sua necessidade. Existem tênis específicos para quem pratica atletismo, vôlei, futebol, basquete e ciclismo, entre outros esportes.
Porém, mais do que o tipo de esporte ao qual se dedica, o atleta deve estar muito atento ao seu tipo de pisada, já que há mais de uma forma como os pés tocam o chão quando andamos, corremos, dançamos ou praticamos esportes.
Para o esportista – profissional ou não – é essencial conhecer o seu tipo de pisada. Com isso, é possível evitar uma série de incômodos. As pisadas incorretas podem acarretar dor e até mesmo problemas sérios nos tornozelos e nas articulações dos joelhos. Basicamente, há três tipos de pisada: a neutra (normal), supinada (pisada para fora) ou pronada (para dentro). A pisada neutra começa quando a parte externa do calcanhar toca o solo e em seguida ocorre uma rotação moderada para dentro até que a pisada termina no centro da planta do pé. Os calçados para esse tipo de pisada devem ser os com propriedades para propiciar amortecimento e estabilidade.
Já na pisada pronada, a primeira parte a tocar o solo não é a parte interna do pé, mas, sim, a parte externa do calcanhar, assim como na pisada normal. Porém, o movimento que ocorre é de rolamento para dentro até a elevação do dedão. A intensidade com a qual esse movimento acontece pode variar de moderada a acentuada. A pronação ocorre em decorrência de hipermobilidade (frouxidão dos ligamentos). Por conta disso, os calçados para esse tipo de pisada devem ser menos flexíveis e visar mais estabilidade e controle do movimento.
A pisada supinada também começa do lado externo do calcanhar, porém se mantém o contato do pé com o solo pelo lado externo até o dedinho tocar o chão. Em decorrência disso, os pés supinados são, geralmente, mais rígidos que o normal. Para estes, os calçados recomendados são os que mais amortecem e propiciam flexibilidade.
Para conhecer o tipo de pisada e poder escolher o tênis adaptado às suas necessidades, o mais adequado é efetuar um teste acompanhado por profissionais especializados. Por meio de um sistema de baropodometria computadorizada é possível estabelecer um diagnóstico mais preciso. Esse sistema tem como objetivo analisar as pressões e forças desenvolvidas na região plantar dos pés, simultaneamente, por meio de palmilhas extremamente finas e flexíveis, colocadas dentro do calçado.
A partir daí, são estabelecidos os tratamentos mais adequados para os pés e eventuais problemas de desordem postural. Também é efetuado um trabalho para minimizar o impacto de marchas e corridas. Dessa forma, antes de iniciar qualquer tipo de modalidade esportiva, vale consultar um especialista que fará uma avaliação correta das condições físicas e de como o esporte pode ser praticado sem ocasionar lesões por movimentos ou uso de calçados inadequados.