O tabagismo, ao lado da hipertensão, é uma das principais causas de morte no mundo. Estima-se que anualmente cerca de 450 mil americanos morram por consequência às lesões provocadas pelo cigarro. O tabagismo causa desde câncer de pulmão, mama e intestino até doenças cardiovasculares. Além de outras patologias, os fumantes também colaboram, consideravelmente, para as estatísticas de suicídio e depressão no mundo.

continua após a publicidade

Aproximadamente três mil jovens começam a fumar todos os dias. Em uma sociedade com valores e interesses distintos como a que vivemos, um dos principais obstáculos para se parar de fumar é o medo de engordar. Estudos multicêntricos bem controlados têm mostrado um aumento de 3kg a 6 kg, em média, após a cessação do tabaco. Evidente que paciente algum fica satisfeito com aumento de peso, nem podemos desprezar o efeito deletério do ganho de peso na saúde, mas os malefícios do cigarro e do ganho de peso não podem ser comparados.

Além do mais, mudanças de estilo de vida, como a adoção de hábitos alimentares saudáveis podem reverter completamente esse ganho de peso. No intuito de se evitar ou amenizar esse ganho de peso, seguem algumas orientação importantes:

* Procure um médico especialista para lhe ajudar. Um pneumologista ou clínico geral será capaz de fazer uma avaliação segura e indicar a melhor maneira de parar com o cigarro, prescrevendo se necessário, uma medicação que pode auxiliar no processo.

continua após a publicidade

* Uma das principais causas que leva alguém a fumar é a timidez. Jovens inseguros constituem um alvo fácil ao vício. Nesses e em outros casos, o auxílio da psicoterapia é indispensável.

* Alguns pacientes acendem um cigarro sem perceber que outro estava acesso no cinzeiro. É uma fuga para a ansiedade. É muito comum que, nesses casos, após tentar parar de fumar, a ansiedade seja dirigida para dois itens que aumentam o peso rapidamente, o álcool e o doce. Existem medicações que podem ser úteis nesse processo, diminuindo a ansiedade.

continua após a publicidade

* Atividade física. Nada é melhor para prevenir aumento de peso e doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

* Procure manter uma alimentação saudável com mais fibras, verduras e frutas. Tome bastante líquido. Quem fuma inibe os cílios da árvore respiratória e acumula secreção e impureza. Quando para de fumar, inicia a tosse, um mecanismo de proteção que visa expulsar todas essas impurezas. Auxilie seu organismo, hidrate-se, facilitando a expectoração.

* Atividades para diminuir a ansiedade, como yoga, acupuntura, pilate e meditação, entre outras, são fundamentais nesse processo.

* Por último, informe-se sobre grupos de ajuda. Dividir sua experiência com outros pode ajudar muito.