Previsto para ser lançado em março do ano passado, “Um Lugar Silencioso – Parte II” foi adiado logo na primeira semana do isolamento social para conter o avanço da pandemia da covid-19. Depois de ser reagendado diversas vezes, finalmente a sequência chegou aos cinemas de Curitiba na última quinta-feira (22).

continua após a publicidade

Pra quem ainda não sabe (ou não se lembra), “Um Lugar Silencioso” é um filme de terror dirigido por John Krasinski, o Jim da série “The Office”, estrelado por Emily Blunt (A Garota no Trem), que foi lançado em 2018 e conquistou boa repercussão tanto do público, como da crítica especializada. A trama é sobre uma família que vive em uma casa de campo e precisa viver absolutamente em silêncio para sobreviver de uma ameaça desconhecida.

Já na parte II, a família ainda continua a lutar em silêncio para sobreviver. Eles se veem obrigados a se aventurar em outro local e descobrem que as criaturas movidas pelo som não são as suas únicas ameaças.

CONFIRA TAMBÉM: Crítica de Invocação do Mal 3

continua após a publicidade

Suspense de roer as unhas, “Um Lugar Silencioso – Parte II” estreia com um único objetivo: mostrar que a trama pode ser uma franquia de sucesso. O cineasta John Krasinski demonstra que sim.

Ao contrário do primeiro longa, Krasinski traz mudança em sua direção deixando o silêncio em coadjuvante e apresenta o segundo filme com boas sequências de sustos, cenas explosivas que são capazes de fazer o espectador pular da poltrona logo nos primeiros minutos da trama. Bem diferente do anterior que foi mais de 50 minutos de puro silêncio.

Cena do filme “Um Lugar Silencioso – Parte II” Foto: Divulgação/Paramount Pictures
continua após a publicidade

Além da direção, John também assina mais uma vez o roteiro. No primeiro filme, a história denunciava à censura, a opressão, a adaptação da sociedade em uma nova era e as diversas formas de comunicação. Já para o segundo filme, o cineasta preza pela proteção familiar, a resiliência, empatia e solidariedade entre os indivíduos. E vai além, impressionando sua capacidade de criar suspense revelando algumas partes sobre o início do mistério e ainda deixando implícita uma terceira parte para a
franquia.

Porém se estabiliza. Em comparação com a primeira parte, o segundo filme tem cenas ágeis, boas reviravoltas e desfecho excelente. Para quem criou expectativa para ver a continuação, achar que o novo longa é mais do mesmo chega a ser elogio.

VEJA TAMBÉM: Globoplay estreia série gravada no Paraná

Um Lugar Silencioso dá a sensação de que a franquia foi premedita para o momento atual que vivemos com a pandemia da covid-19. Novas formas de se viver em sociedade, mudança de rotina, a reciprocidade e a esperança de acreditar que tudo vai passar.

Lembrando que, com a bandeira amarela decretada em Curitiba, os cinemas voltaram a funcionar na capital paranaense seguindo medidas contra a covid-19.

Avaliação: ⭐⭐⭐1/2
Pra quem curte: Terror
Pra assistir com: Amigos ou crush
Filmes e séries semelhantes: Guerra Mundial, O Nevoeiro e Uma Noite de Crime