Faltando poucos dias para acabar o ano. É hora de conhecermos os melhores filmes de 2022. O ano foi marcado com o retorno de vez dos filmes nos cinemas e a estreia de diversas produções que foram adiadas por conta da pandemia do Coronavírus. E não só nas telonas, muitas produções lançadas com exclusividades em streamings também ganharam destaques. A seguir, conheça a lista com os melhores do ano escolhido pelo blog Não é Spoiler.

continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM: Filme de terror que já fez público desmaiar estreia nesta quinta (29) em Curitiba

Red: Crescer é uma Fera

Cena do filme “Crescer é uma Fera”. Foto: Divulgação

A animação conta a história de uma garota de 13 anos vivendo o caos típico da adolescência. Ela descobre que, ao se emocionar demais, acaba se transformando em um panda-vermelho gigante. O filme se destaca por trazer de forma didática e divertida as mudanças que acontecem no corpo de uma menina no período da adolescência.

Noites Brutais

Cena do filme “Noites Brutais”. Foto: Divulgação

Lançado exclusivamente para o Star+, o filme é sobre uma jovem que aluga uma casa por um aplicativo e descobre que a residência já tinha sido alugado por uma outra pessoa. Cheio de reviravoltas, este é aquele filme de terror que vai te impressionar até os últimos minutos.

Pearl

Cena do filme “Pearl”. Foto: Divulgação
continua após a publicidade

A sequência de “X – A Marca da Morte” é na verdade sobre o que aconteceu antes do primeiro filme. “Pearl” impressiona pela atuação de Mia Goth e também por sua estética com referência aos clássicos filmes de terror da Era de Ouro de Hollywood.

Vortex

Cena do filme “Vortex”. Foto: Divulgação

Gaspar Noé pensa fora da caixinha e inova ao trazer em seu novo filme a reflexão sobre a morte na relação de um casal de idosos. O destaque vai pela filmagem, onde o cineasta apresenta ao espectador duas cenas simultaneamente destacando todos os detalhes e expressões dos protagonistas.

Resurrection

Cena do filme “Resurrection”. Foto: Divulgação
continua após a publicidade

Estrelado por Rebecca Hall (Godzilla vs. Kong), o longa é um terror sobre Margaret, uma mãe solteira e bem sucedida que tem a vida transformada ao reencontrar seu ex. O filme é traz ótima reflexão sobre assédio psicológico.

Sempre em Frente

Cena do filme “Sempre em Frente”. Foto: Divulgação

Uma comédia dramática sobre um jornalista que passa os dias com o sobrinho e nesta convivência ambos começam a olhar o mundo de outra forma. Emocionante, o longa impressiona pelo roteiro e atuações de Joaquin Phoenix (Coringa) e do ator-mirim Woody Norman.

Mirador

Cena do filme “Mirador”. Foto: Ana Málaga/Divulgação/Olhar Distribuição

O filme curitibano gravado na CIC é um drama sobre um pai solo que se desdobra para criar a filha pequena. O longa inverte os papéis, onde a mãe é quem abandona a filha e o pai acaba fazendo o papel associado geralmente pela figura materna.

Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo

Cena do filme “Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo”. Foto: Divulgação

Lançado com exclusividade para a AppleTV+, o filme traz a história de um jovem que vive em uma crise existencial e conhece uma mulher de meia-idade que é mãe de uma menina autista. É um drama delicioso e fofo capaz de emocionar todos quem assiste.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Cena do filme “Tudo em Todo Lugar ao mesmo Tempo”. Foto: Divulgação

O filme é uma comédia dramática (e com muita cena de ação) sobre a convivência entre mãe e filha numa viagem que desafia o espaço-tempo. Seu destaque está no roteiro perfeito e atuações sensacionais.

Escrevendo com Fogo

Cena do filme “Escrevendo com Fogo”. Foto: Divulgação

Selecionado na categoria melhor documentário no Oscar 2022, o filme mostra a vida de diversas mulheres indianas que produziam materiais jornalísticos com poucos recursos e enfrentando o machismo e um governo totalitário.

Batman

Cena do filme “Batman”. Foto: Divulgação/Warner Bros.

Sem dúvida, a nova versão de Batman revelou que ainda há novos formatos para ser explorado no universo da DC. O longa do homem-morcego impressiona pelo roteiro e sua versão mais realística e humanizada do super-herói.

A Pior Pessoa do Mundo

Cena do filme “A Pior Pessoa do Mundo”. Foto: Divulgação

Indicado na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2022, “A Pior Pessoa do Mundo” traz uma protagonista jovem que vive em crise existencial, questionando suas escolhas profissionais e amorosas. É um longa que faz o público se identificar com a personagem.

Os Demônios de Dorothy

Cena do filme “Os Demônios de Dorothy”. Foto: Divulgação

O curta traz a metalinguagem sobre o cinema onde conta a história de uma jovem cineasta fracassada que tenta realizar seu novo projeto. A produção encanta pela brilhante direção de arte em uma comédia estupidamente grotesca.

Quarentena

Cena do filme “Quarentena”. Foto: Divulgação

Exibido no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba desse ano, o curta-metragem “Quarentena” é sobre mãe e filho que esperam pela chegada do pai, mas acabam sendo atormentados por um ser sobrenatural. A produção curitibana reflete sobre o medo da perda de alguém.

Web stories