Faltando poucos dias para acabar o ano. É hora de conhecermos os melhores filmes de 2022. O ano foi marcado com o retorno de vez dos filmes nos cinemas e a estreia de diversas produções que foram adiadas por conta da pandemia do Coronavírus. E não só nas telonas, muitas produções lançadas com exclusividades em streamings também ganharam destaques. A seguir, conheça a lista com os melhores do ano escolhido pelo blog Não é Spoiler.
VEJA TAMBÉM: Filme de terror que já fez público desmaiar estreia nesta quinta (29) em Curitiba
Red: Crescer é uma Fera
A animação conta a história de uma garota de 13 anos vivendo o caos típico da adolescência. Ela descobre que, ao se emocionar demais, acaba se transformando em um panda-vermelho gigante. O filme se destaca por trazer de forma didática e divertida as mudanças que acontecem no corpo de uma menina no período da adolescência.
Noites Brutais
Lançado exclusivamente para o Star+, o filme é sobre uma jovem que aluga uma casa por um aplicativo e descobre que a residência já tinha sido alugado por uma outra pessoa. Cheio de reviravoltas, este é aquele filme de terror que vai te impressionar até os últimos minutos.
Pearl
A sequência de “X – A Marca da Morte” é na verdade sobre o que aconteceu antes do primeiro filme. “Pearl” impressiona pela atuação de Mia Goth e também por sua estética com referência aos clássicos filmes de terror da Era de Ouro de Hollywood.
Vortex
Gaspar Noé pensa fora da caixinha e inova ao trazer em seu novo filme a reflexão sobre a morte na relação de um casal de idosos. O destaque vai pela filmagem, onde o cineasta apresenta ao espectador duas cenas simultaneamente destacando todos os detalhes e expressões dos protagonistas.
Resurrection
Estrelado por Rebecca Hall (Godzilla vs. Kong), o longa é um terror sobre Margaret, uma mãe solteira e bem sucedida que tem a vida transformada ao reencontrar seu ex. O filme é traz ótima reflexão sobre assédio psicológico.
Sempre em Frente
Uma comédia dramática sobre um jornalista que passa os dias com o sobrinho e nesta convivência ambos começam a olhar o mundo de outra forma. Emocionante, o longa impressiona pelo roteiro e atuações de Joaquin Phoenix (Coringa) e do ator-mirim Woody Norman.
Mirador
O filme curitibano gravado na CIC é um drama sobre um pai solo que se desdobra para criar a filha pequena. O longa inverte os papéis, onde a mãe é quem abandona a filha e o pai acaba fazendo o papel associado geralmente pela figura materna.
Cha Cha Real Smooth – O Próximo Passo
Lançado com exclusividade para a AppleTV+, o filme traz a história de um jovem que vive em uma crise existencial e conhece uma mulher de meia-idade que é mãe de uma menina autista. É um drama delicioso e fofo capaz de emocionar todos quem assiste.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
O filme é uma comédia dramática (e com muita cena de ação) sobre a convivência entre mãe e filha numa viagem que desafia o espaço-tempo. Seu destaque está no roteiro perfeito e atuações sensacionais.
Escrevendo com Fogo
Selecionado na categoria melhor documentário no Oscar 2022, o filme mostra a vida de diversas mulheres indianas que produziam materiais jornalísticos com poucos recursos e enfrentando o machismo e um governo totalitário.
Batman
Sem dúvida, a nova versão de Batman revelou que ainda há novos formatos para ser explorado no universo da DC. O longa do homem-morcego impressiona pelo roteiro e sua versão mais realística e humanizada do super-herói.
A Pior Pessoa do Mundo
Indicado na categoria de melhor filme internacional do Oscar 2022, “A Pior Pessoa do Mundo” traz uma protagonista jovem que vive em crise existencial, questionando suas escolhas profissionais e amorosas. É um longa que faz o público se identificar com a personagem.
Os Demônios de Dorothy
O curta traz a metalinguagem sobre o cinema onde conta a história de uma jovem cineasta fracassada que tenta realizar seu novo projeto. A produção encanta pela brilhante direção de arte em uma comédia estupidamente grotesca.
Quarentena
Exibido no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba desse ano, o curta-metragem “Quarentena” é sobre mãe e filho que esperam pela chegada do pai, mas acabam sendo atormentados por um ser sobrenatural. A produção curitibana reflete sobre o medo da perda de alguém.