Depois de uma temporada em festivais, “Tia Virgínia” finalmente chega ao cinema em Curitiba, nesta quinta-feira (9). O longa, que é estrelado pela atriz Vera Holtz, também conta com Arlete Salles – a eterna Copélia da série “Toma Lá da Cá” – e a global Louise Cardoso.
O filme conta a história de Virgínia, personagem de Vera Holtz, uma mulher que nunca se casou ou teve filhos, e que foi convencida pelas irmãs, Vanda – interpretada por Arlete Salles – e Valquíria – papel de Louise Cardoso, a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O longa se passa em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs, que viajam para celebrar o Natal após a morte do patriarca.
VEJA TAMBÉM: Filme sobre Mamonas Assassinas ganha data de estreia
“O filme fala da ruptura, da mudança do paradigma constrangedor de uma sociedade que não sabe lidar com o velho. Esta ruptura a leva a sair deste lugar melancólico e percorrer um novo caminho e se reinventar. O filme traz um acúmulo de histórias, de vivências dentro do núcleo familiar. A minha personagem está bem estressada, chateada e arrependida de ter deixado de lado a vida que ela acha que poderia ter vivido. Com a chegada das irmãs, ela dá uma descompensada”, comenta Holtz.
Dirigido e escrito por Fabio Meira, o cineasta explica que o filme foi inspirado em sua família. “É uma história sobre irmãs na maturidade, sobre afetos e rancores que não se transformam com o tempo. Precisamos falar sobre família e sobre essa geração de mulheres que atravessou diferentes faces da sociedade e têm se reinventado constantemente. As personagens foram construídas a partir das minhas próprias tias, mas também, de inspirações de personagens clássicas do teatro e do cinema”, explica.
CONFIRA TAMBÉM: Com ator brasileiro, filme sobre Ferrari ganha trailer
“Tia Virgínia” se destacou no 51º Festival de Gramado, que aconteceu entre 9 e 17 de agosto desse ano. O filme conquistou os prêmios de melhor filme pelo júri da crítica, melhor atriz para Vera Holtz, melhor roteiro para Fabio Meira, melhor direção de arte, melhor desenho de som e menção honrosa do júri também para Vera Holtz.
O filme está em cartaz no Cine Passeio, que fica na Rua Riachuelo, 410, Centro, em Curitiba.