Curitiba é palco de grande festival de cinema que começou na quarta-feira, 05, e vai até quinta, 13. Durante a semana, mais de 130 filmes, divididos em 10 mostras, serão exibidos em diversas salas de cinemas da capital paranaense.
Se você ainda não sabe qual filme ver neste fim de semana, o blog Não é Spoiler separou uma lista com algumas produções que merecem um destaque especial. Confira abaixo e boa sessão!
SÁBADO
Bicha-Bomba
O documentário junta registros da infância do cineasta Renan de Cillo com o fim trágico de Alex, o menino que foi morto pelo pai aos 8 anos de idade. A obra faz crítica a violência homofóbica e a despeito dos esforços em corrigir a vida da ‘criança-viada’.
Local: Espaço Itaú / Horário: 21h30
Estou me Guardando pra quando o Carnaval Chegar
O filme mostra o cotidiano dos trabalhadores de uma fábrica que produz jeans. A cidade, a relação entre eles e sua percepção de mundo são alguns temas tratados no documentário. O longa é do mesmo diretor de ‘Cinema, Aspirinas e Urubus’, Marcelo Gomes.
Local: Cine Passeio / Horário: 20h15
O Funeral das Rosas
O clássico dos anos 60 mostra uma mulher trans que trabalha em uma boate de Tóquio. Sua vida é marcada de aventuras e confusões. O longa é uma comédia-musical que marcou época e trouxe destaque ao diretor Toshio Matsumoto com o seu filme estilo “neo-documentarismo”.
Local: Cineplex Batel / Horário: 21h
Pinhão
Este documentário mostra uma ideia inovadora que surgiu em uma comunidade de uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Os moradores criaram uma moeda de troca chamada ‘Pinhão’ e a fim de incentivar o comércio local.
Local: Espaço Itaú / Horário: 19h
Vivi Lobo e o Quarto Mágico
A animação mostra a história de Vivi, uma garota que sofre bullying na escola. Solitária, ela se refugia em seu próprio mundo. O filme é inspirado na obra de Virginia Woolf e outras mulheres.
Local: Cine Passeio / Horário: 18h15
DOMINGO
Cantando na Chuva
O clássico dos anos 50 volta às telonas de Curitiba. O musical é uma verdadeira aula sobre a história do cinema e é considerado o quinto melhor filme de todos os gêneros, segundo o American Film Institute.
Local: Espaço Itaú / Horário: 14h
Indianara
O documentário mostra o cotidiano de Indianara Siqueira, a ativista transexual que luta pelas causas LGBTQ+. Filme foi exibido em Cannes neste ano.
Local: Espaço Itaú / Horário: 16h15
Memórias de um Estrangulador de Loiras
Este é pra quem gosta de terror. O filme é uma releitura de Jack o Estripador. O longa foi realizado quando Júlio Bressane esteve exilado em Londres.
Local: Cineplex Batel / Horário: 14h
Os ingressos para qualquer filme exibido no 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba custam entre R$ 14 e R$ 7 (meia-entrada) e as vendas acontecem nos shoppings Crystal e Novo Batel, no Cine Passeio e também no site do evento, além do app. Clique aqui e saiba mais.