Um dos filmes mais esperados para estrear no cinema mundial, “Boy Erased – Uma Verdade Anulada” acaba de ter seu lançamento cancelado nas salas de cinema brasileiras. Garrard Conley, que é o autor do livro que teve sua obra adaptada pelas telonas ficou descontente com o anúncio.
LEIA TAMBÉM: Netflix exclui mais de 60 filmes e séries em fevereiro
Ativista das causas LGBTQI, Conley acredita que o cancelamento da obra nos cinemas foi um ato de censura. Nas redes sociais, o autor escreveu: “Boy Erased censurado no Brasil. Sentia que isso poderia acontecer e é muito triste que esse tipo de coisa esteja acontecendo num país tão maravilhoso”.
A Universal Pictures, empresa responsável pela distribuição, explica que a decisão foi “única e exclusivamente por uma questão comercial baseada no custo de campanha de lançamento versus estimativa de bilheteria”.
O Filme
“Boy Erased – Uma Verdade Anulada” é uma história baseada em fatos reais sobre um jovem de 19 anos que mora em uma cidade pequena. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Os pais inscrevem o filho em um programa de terapia que busca a “cura” da homossexualidade. Veja o trailer:
O longa traz a discussão sobre a questão de tratar a homossexualidade como doença e denuncia os problemas psicológicos sofridos entre jovens que participaram do programa. Nos EUA, há estados que legalizam a prática.
LEIA TAMBÉM: Existe sereias em Curitiba e elas moram no coração da cidade
O filme recebeu duas indicações no Globo de Ouro 2019, uma para melhor ator de drama, pela atuação de Joel Edgerton, e melhor música para filmes, pela canção “Revelation”, interpretada por Troye Sivan e Jónsi, mas acabou não ganhando nenhum prêmio.
“Boy Erased – Uma Verdade Anulada” é dirigido, produzido e escrito por Joel Edgerton (Operação Red Sparrow) que divide também a atuação junto com Nicole Kidman (Aquaman), Lucas Hedges (Três Anúncios para um Crime) e Russell Crowe (Robin Hood).
O livro “Boy Erased” foi lançado recentemente no Brasil pela editora Intrínseca. O filme tinha a estreia marcada para 31 de janeiro, mas após o cancelamento, será divulgado apenas em home video.