O filme “A Baleia” (The Whale), que fez o ator Brendan Fraser – conhecido por atuar em “George, O Rei da Floresta” (1997) – engordar para interpretar personagem com mais de 200 kg, tem pré-estreia nesta quinta-feira (16) nos cinemas de Curitiba.
Baseado em uma peça de teatro de mesmo nome, “A Baleia” conta a história de um professor que não consegue sair do sofá e tenta conciliar sua vida com a filha, personagem vivida por Sadie Sink, a Max de “Stranger Things”.
O longa está concorrendo a três categorias no Oscar 2023: maquiagem e cabelo, atriz coadjuvante para Hong Chau (O Menu) e de melhor ator para Brendan Fraser, que inclusive, é o grande favorito para receber o prêmio.
VEJA TAMBÉM: Onde assistir aos filmes indicados no Oscar 2023
O intérprete de George já vem conquistando o carinho do público e da crítica há algum tempo. No Festival de Veneza, que aconteceu em setembro do ano passado, o astro foi recebido com aplausos de quase 10 minutos depois da sessão de gala do filme.
Preparação
Brendan Fraser conta que se entregou ao personagem como nunca feito antes. Ele chegou a engordar muitos quilos e utilizou uma prótese de 130 kg. “Charles (personagem do filme) tem uma melancolia que o paralisa, que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser. Ele carrega muitos sentimentos de culpa”, explicou.
O ator também comentou sobre o preconceito contra as pessoas que sofrem com obesidade e como isso afeta a relação delas com a sociedade. “Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento”, revela.
“Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”, conclui Fraser.
O diretor do filme, Darren Aronofsky, revela que esteve próximo de Fraser para dar apoio e protegê-lo, pois sabia que, ao entrar no personagem, o ator também ficaria muito fragilizado emocionalmente. “Há uma espécie de casamento entre o poder das palavras do roteiro e a coragem da interpretação de Brendan. Conversamos muito sobre como queríamos aproximar, mas também afastar o público do personagem”.
CONFIRA TAMBÉM: Os filmes esquecidos no Oscar 2023
Se você ainda está na dúvida em assistir ao filme, saiba que “A Baleia” é da mesma produtora de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, a A24, e tem a mesma direção de “Cisne Negro” e “Mãe!”, Darren Aronofsky. Veja o trailer abaixo.
Onde ver “A Baleia”
Além de Curitiba, a pré-estreia do filme também chega em mais 15 cidades brasileiras:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Vitória, Niterói
- Belo Horizonte
- Brasília
- Alphaville
- Sorocaba
- Campinas
- Jundiaí
- Indaiatuba
- São José dos Campos
- Ribeiro Preto
- Porto Alegre
- Natal
- João Pessoa
- Fortaleza
- Manaus
- Teresina
- Recife
- São Luís
Na capital paranaense, o filme está sendo exibido no Cinépolis do Pátio Batel, que fica na Av. Batel, nº 1868.