Um grande problema para quem é amante do gênero horror é assistir diversos filmes ruins e conseguir encontrar um longa realmente bom, que traga alguma inovação ou trama que fuja dos clichês. Isso geralmente acontece por conta da grande expectativa criada nos vídeos promocionais e trailers dos filmes. Mas é claro que no meio desse universo cinematográfico contamos com ótimas obras e o novo filme de James Wan, produtor da franquia de sucesso “Invocação do Mal”, “Maligno”, é um desses destaques.
VEJA TAMBÉM: Crítica de Invocação do Mal 3
Antes de dizer o porquê, vamos entender do que se trata o filme. “Maligno” conta a história de uma jovem que tem visões de assassinatos macabros e tenta descobrir a origem do seu “sexto sentido”.
O filme tem a direção de James Wan, que também assina o roteiro junto com Akela Cooper (série “Griim” e “The 100”) e da atriz Ingrid Bisu, que faz sua estreia como roteirista. Já o elenco é formado por Annabelle Wallis (“Annabelle” 1 e 2), Michole Briana White (série “Disque Amiga para Matar”) e Jon Lee Brody (“Velozes & Furiosos 7”).
Suspense de roer as unhas, “Maligno” conquista o público com um enredo cativante, cheio de mistérios e desfechos plausíveis. A direção de James Wan mais uma vez surpreende com cenas ágeis e enquadramentos inovadores. O cineasta faz releituras dos clássicos do gênero horror, com uma bela homenagem ao cinema oriental, principalmente o coreano e o japonês. O longa une o trash com o bizarro e assombração, com mastreia. A fotografia, a direção de arte e os efeitos especiais também são os pilares para o sucesso do filme.
VEJA TAMBÉM: Crítica de Um Lugar Silencioso – Parte II
O roteiro do trio é instigante, contundente, no entanto é bem previsível. Talvez trazer a referência dos clássicos pesou para aqueles que suspeitam saber o desfecho no filme, por lembrarem de terem assistido aos longas anteriores do gênero.
Enfim, ao contrário do que sempre vimos do cinema hollywoodiano ao dar sua versão para filmes de sucessos do cinema oriental, como “O Grito” e “O Chamado”, James Wan tenta contar uma nova história, utilizando a formula de sucesso dos países asiáticos. E ele conseguiu.
Há aqueles que vão detestar, mas, como diria o ditado: não podemos agradar gregos e troianos. “Maligno” é, de fato, um filme que merece respeito. E sim, é um dos melhores filmes de terror de 2021.
O longa está sendo exibido nos cinemas.
Avaliação: ***1/2
Pra quem curte: terror
Pra assistir com: amigos, crush ou sozinho
Filmes e séries semelhantes: A Entidade, A Órfã e Sobrenatural