Não é de hoje que Curitiba é palco para grandes produções cinematográficas. A capital paranaense já serviu como “papel de parede” de diversas histórias para as telonas. Mesmo para quem ainda não viu, já deve ter ouvido falar em “Curitiba Zero Grau” ou “Estômago” ou o filme sobre a operação lava-jato “Polícia Federal: A Lei é Para Todos”? Esses são alguns nomes de inúmeras obras que representaram a capital mais fria, levando seu nome para o Brasil e o mundo afora. Mas e um filme sobre um bairro de Curitiba, você lembra de algum?
Pois é, agora tem. Pelo menos para o Boqueirão, localizado na região sul da cidade. Um dos bairros mais populosos da capital é destaque no longa “Coração de Neon”, filme do diretor Lucas Estevan Soares, que por sinal, passou boa parte da vida no bairro. O longa, que já estreou em mais de 150 salas de cinemas do mundo todo, conquistando diversos prêmios em festivais internacionais, finalmente tem pré-estreia marcada para este domingo (5), no Teatro Positivo, com direito a tapete vermelho, afinal, Boqueirão merece uma cerimônia à la Oscar, não é mesmo?
É com muita honra que tive a oportunidade de assistir à produção antes da pré-estreia. E posso dizer sem dúvida que, para quem, assim como eu também, já morou no Boqueirão, o longa é uma viagem nostálgica sobre o bairro.
“Coração de Neon” é sobre pai e filho que trabalham com carro de telemensagem. Os dois têm o sonho em levar o serviço para os Estados Unidos. No entanto, a vida da dupla muda após uma tragédia.
Produção independente, o longa impressiona pela qualidade de som e imagem. Aliás, é o primeiro filme brasileiro inteiramente gravado em Dolby Atmos, tecnologia de som presente em grandes produções hollywoodianas. O cineasta busca trazer toda sua bagagem estética nas cenas e cria arte em cada minuto da trama. Já a história, só posso dizer que é totalmente diferente do que estava imaginando. De fato, para quem apenas leu a sinopse ou assistiu ao trailer, pode ter certeza que irá se surpreender quando assistir ao filme nos cinemas.
Quem conhece o trabalho de Lucas Estevan Soares, sabe que o cineasta tem uma paixão enorme pelo Boqueirão. Já fez sucesso com um vídeo viral sobre o bairro. Se você ainda não assistiu, busque no Youtube “#Boquera”. E se o objetivo do artista é homenagear mais uma vez o bairro, ele conseguiu sim.
Onde assistir em Curitiba?
“Coração de Neon” estreou nos cinemas do Brasil nesta quarta-feira (9). Em Curitiba, o filme é exibido nas redes do Cineplus, Cinesystem, UCI e Cinépolis. Confira a programação e os endereços na publicação abaixo.