O 8 ½ Festa do Cinema Italiano, um dos mais importantes festivais do cinema italiano no Brasil, chega em sua 10ª edição em 2023, em Curitiba e mais 13 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Natal, Porto Alegre, Campinas, Niterói e Búzios.
Na capital paranaense, a edição desse ano acontece no Cine Passeio, entre os dias 22 e 28 de junho, e promete trazer uma programação especial, com os melhores filmes italianos dos últimos anos.
VEJA TAMBÉM: Ingressos para 12ª edição do Olhar de Cinema já estão à venda
Os seis filmes participantes da 10ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano são: “Nostalgia”, de Mario Martone, que participu da seleção oficial em competição do Festival de Cannes 2022; “Mondocane”, de Alessandro Celli; a comédia romântica “Jogada de Amor (Corro da te)”, de Riccardo Milani; “Alla vita”, de Stéphane Freiss; “A Estranha Comédia da Vida (La Stranezza)”, de Roberto Andò; e a animação “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto. Confira a programação abaixo.
Nostalgia
Sinopse: Depois de vários anos vivendo no Egito, Felice Lasco retorna a Nápoles para reencontrar a mãe idosa que havia abandonado sem aviso quando ainda era adolescente.
Mondocane
Mondocane, uma história pós-apocalíptica de violência, crueldade e inocência perdida é o filme de estreia de Alessandro Celli, além de produzido por Matteo Rovere que ultimamente tem injetado alguma energia no cinema de gênero italiano.
Jogada de Amor (Corro da te)
A vida de Gianni, sedutor em série, está destinada a mudar quando conhece uma bela mulher paraplégica.
Alla vita
Sob o sol abrasador da Apúlia, um agricultor e a filha de um rabino descobrem que a sua história está ainda sendo escrita.
A Estranha Comédia da Vida (La Stranezza)
Sebastiano e Onofrio, dois agentes funerários sicilianos, resgatam inesperadamente Luigi Pirandello de uma debilitante crise criativa.
Interdito a Cães e Italianos
A família Ughetto abandona a Itália por uma vida melhor. Transcendendo todas as provações, encontrarão na França o seu porto seguro.
Mostra paralela
Acontece também a mostra parelela “Ciclo A Grande Arte no Cinema”, entre os dias 22 de junho e 17 de agosto, que irá reunir nove documentários sobre artistas, como: Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Pablo Picasso e Michelangelo. Confira a programação abaixo.
Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garces Lambert (22/06)
(Caravaggio L’anima e il sangue) – Itália, 2018, 90’, documentário
com: Manuel Agnelli, Emanuele Marigliano, Mina Gregori
Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio. Luz e sombra, contrastes e contradições, gênio e intemperança distinguem a sua existência e a sua arte.
Michelangelo – Infinito, de Emanuele Imbucci (29/06)
Itália, 2017, 95’, documentário, legendas Português
Com: Enrico Lo Verso, Ivano Marescotti
O documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e transtornado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também dono de grande coragem ao apoiar as suas crenças e ideologias que era Michelangelo.
Klimt & Schiele – Eros e Psique, de Michele Mally (06/07)
Itália, 2018, 95’, documentário, legendas Português
Este documentário aborda uma época extraordinária e revolucionária. Um momento mágico para a arte, literatura e música, no qual circulavam novas ideias e os trabalhos de Gustav Klimt e Egon Schiele ganhavam os seus contornos.
Eu, Leonardo da Vinci, de Jesus Garces Lambert (13/07)
Itália, 2019, 90’, documentário, legendas Português
Com: Luca Argentero, Angela Fontana, Massimo de Lorenz
Este incrível filme de arte leva-nos em uma fascinante viagem pela história e vida do espantoso pintor, cientista visionário, brilhante inventor e extraordinário homem que foi Leonardo da Vinci.
Tintoretto – Um Rebelde em Veneza, de Giuseppe Domingo Romano (20/07)
Itália, 2019, 96’, documentário
Com: Helena Bonham Carter, Peter Greenaway, Melania Gaia Mazzucco, Stefano Accorsi
Com narração de Helena Bonham Carter e a participação especial de Peter Greenaway, esta nova produção de cinema celebra o 500o aniversário do nascimento do último grande artista do Renascimento italiano.
Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu, de Giovanni Piscaglia (27/07)
Itália, 2019, 95’, documentário
Com: participação do historiador de arte Marco Goldin e a participação especial e narração de Valeria Bruni Tedeschi
Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista, Helene Kröller-Müller que, no início do século XX, acabou por comprar quase 300 das suas obras, pinturas e desenhos.
Monet – Magia de Luz e Água, de Giovanni Troilo (03/08)_
Itália, 2018, 80’, documentário
Uma excursão através dos museus onde as obras-primas de Monet, gênio do Impressionismo, estão expostas: o Museu Orangerie, o Museu Marmottan, o Museu Orsay, acabando na casa de Monet e nos jardins em Giverny.
Gauguin no Taiti – O Paraíso Perdido, de Claudio Poli (10/08)
Itália, 2019, 88’, documentário
Desde Taiti e as ilhas Marquesas — nos panoramas em que Gauguin, marcado pela rebeldia, as viu e representou — até aos museus americanos onde as suas maiores obras-primas estão agora preservadas.
Hitler vs Picasso – A Obsessão Nazista pela Arte, de Claudio Poli (17/08)
Itália, 2018, 95’, documentário
Com a participação especial e a narração de Toni Servillo
O regime nazista sempre demonstrou interesse na grande arte, reunindo obras para o Führer. A partir de 4 exposições, o documentário conta o que aconteceu com diversos tesouros roubados pelos Nazistas.
A programação completa com os filmes e horários estará disponível em breve no site oficial do evento.