Poluição em Santiago prejudica o turismo durante a Copa América

Para os turistas que se deslocaram até o Chile, em especial para a capital Santiago, afim de acompanhar a Copa América, a última segunda-feira (22) não foi um bom dia para apreciar as belezas da cidade. Devido ao excesso de poluição no ar, foi declarado pelas autoridades: estado de emergência ambiental.

Carros foram proibidos de circular, escolas foram aconselhadas a cancelar as aulas de educação física e muitas fábricas estão paralisadas.

O Chile é um país que conta com vários atrativos turísticos, como o radiante Deserto do Atacama, a misteriosa Ilha de Páscoa, o charme de Valparaíso e Viña del Mar, a aventureira estação de esqui do Valle Nevado e claro a sua cativante capital, Santiago.

Deserto do Atacama.

E é fato que anualmente muitos turistas visitam o destino. Porém, agora ocorre a Copa América, um prato cheio pra quem viaja afim de acompanhar o esporte futebol e sua seleção do coração. De acordo com o Ministério do Turismo: o Turismo de Esportes compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas.

A questão é que sendo nós brasileiros e quase que por “osmose”, amantes de futebol, logicamente – apesar do rídiculo 7×1 pra Alemanha sofrido na Copa do Mundo, aqui no quintal de casa e do escândalo da FIFA – torcemos pela seleção do Brasil.

Coincidência ou não, nem os ares da capital que sedia a Copa América e nem a seleção brasileira vão bem. Já que fomos derrotados no jogo contra a Colômbia e perdemos Neymar, que perdeu a cabeça no final da partida e acabou sendo expulso.

Com a suspensão de 4 jogos ele deixou a competição.

Há ainda uma desconfiança em cima da seleção de Dunga.

Mesmo assim, eu brasileira, turismóloga, amante do futebol e maravilhada pelo Chile, continuo torcendo para que voltemos a ‘respirar melhor’. É, papo de quem não desiste nunca.

Saiba mais sobre a Copa América:

A Copa América é a principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol. O Chile foi o país escolhido para receber a edição deste ano. Porém, no sistema de rodízio, a sede escolhida deveria ter sido o Brasil. Entretanto, devido ao grande número de eventos esportivos que aconteceram e ainda vão acontecer no país, os chilenos acabaram ficando com a vaga.

O Estádio Nacional de Chile, em Santiago, será palco do duelo entre os donos da casa e o Uruguai nesta quarta-feira (24), além de receber mais um jogo das semifinais e a grande final do torneio. Por determinação da Conmebol, nenhum jogo da Copa América será suspenso ou adiado por causa da poluição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna