Tá aí um lugar turístico, na capital paranaense, que não perdeu sua identidade cultural. Aliás, quem nunca tomou um “tubão” no largo?
Definitivamente o bairro São Francisco tem história pra contar. Então dá uma olhada nas dicas de lugares e coisas para fazer na região:
? Feirinha do Largo da Ordem – Clássica! Acontece todos os domingos das 09:00 as 14:00 hrs. Vale sempre a pena dar uma passada pra comer um pastel e conferir os artesanatos.
Serviço: http://www.feiradolargo.com.br
? Bar do Alemão – o lugar é da hora. E como o nome já diz, tem influências alemãs tanto no cardápio, decoração e eventos. Vale pedir o Chopp Submarino pelo gosto e pra ganhar uma mini caneca personalizada.
Serviço: http://www.bardoalemaocuritiba.com.br
? Memorial de Curitiba – É uma espaço moderno, que abriga exposições, seminários, apresentações musicais, entre outros eventos. O lugar oferece visitas guiadas e tem um terraço incrível.
E até o dia 28/09 recebe a primeira edição da Exposição Contemporânea de Artes Visuais. O ingresso é gratuito.
Serviço: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/memorial-de-curitiba/
? Casa Romário Martins – de arquitetura colonial portuguesa, o objetivo do lugar é divulgar e promover a história de Curitiba.
Confira a exposição “Curitiba, aquarela e Nanquim” do artista Di Magalhães, que retrata os pontos turísticos da cidade.
Serviço: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/casa-romario-martins/
? Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib – espaço sagrado para as orações da comunidade árabe de Curitiba.
A arquitetura é lindíssima. E para visitar o lugar é necessário tirar o calçado e no caso da mulher, usar véu (se preciso, disponibilizado no lugar).
Serviço: http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/mesquita-de-curitiba-mesquita-imam-ali-ibn-abi-talib/
? Museu Paranaense – já foi? Conhece? Sabe onde fica? Fica a dica! O Museu, também está localizado no centro histórico.
Seu acervo é bem vasto e além de exposiçoes permanentes, há também exposições temporárias. Confira as que estão em cartaz.
Serviço: http://www.museuparanaense.pr.gov.br
? Ruínas de São Francisco – o lugar é uma construção inacabada. A intenção era que ali, fosse feita a Igreja de São Francisco de Paula.
Hoje, o espaço conta com uma arquibancada e anfiteatro. Fica ligado que volta e meia rola um showzinho ou ,alguma outra apresentação por ali.
Serviço: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/ruinas-de-sao-francisco/
? Relógio das Flores e Fonte da Memória – dois atrativos bem conhecidos e interessantes da região. O relógio foi um presente de joalheiros a cidade em 1972. As flores são trocadas a cada estação.
Já a fonte, conhecida como “cavalo babão” é uma homenagem aos imigrantes e aos tropeiros, que levavam suas mulas e cavalos ao bebedouro que ali existia.
? Solar do Rosário – é um espaço particular, destinado a arte e a cultura.
Vá pra tomar um café, ler um livro, dar uma conferida na galeria de arte e se tiver afim pode até escolher um curso legal pra fazer.
Serviço: http://solardorosario.com.br
? Curitiba Free Walking – por fim, nada melhor que conhecer o Centro Histórico com gente que entende do negócio e é daqui. O Curitiba Free Walking oferece um passeio por lá com o acompanhamento de Bacharéis em turismo. E como o nome já diz, é gratuito.
Serviço: http://www.curitibafreewalking.com.br
Se você não tinha programação para as férias de julho ou para o final de semana por aqui, uma visita ao Centro Histórico é sempre bem-vinda.