Dentre todas as estratégias de e-commerce o cadastro de produto é uma das etapas mais importantes sendo que para um bom cadastro todo lojista deve aplicar técnicas reconhecidas pelo mercado + um grupo de informações que se bem aplicado o resultado será de:
- Aumento da sua taxa de conversão
- Melhora nas buscas orgânicas
- Diferencial para a experiência do usuário
- E reduz o seu indicador de cancelamentos e trocas, economizando com logística.
Agora atenção a cópia, o seu cadastro precisa ter um texto próprio e único pois você pode ser penalizado pelo algoritmo do Google.
Siga as seguintes instruções para vender mais a partir do cadastro do produto.
- Nome comercial do produto
Se o produto é de um fornecedor e você revende para que ele seja facilmente encontrado bastará utilizar o seu nome original.
Agora se o produto é de sua fabricação ele precisa ser claro que facilite a busca e que resuma em poucas palavras o que está vendendo. Seja criativo e inovador só não complique para o cliente.
- Marca
Caso seja um revendedor deixe claro a marca do produto que está sendo comercializado, isso ajuda na busca e ainda dá credibilidade e segurança ao consumidor.
Se o produto é seu você deve ter uma estratégia de Branding de Marca e de Produto na sua estratégia de marketing.
- Medidas do produto
Primeiro que para cálculo de frete as medidas são essenciais e para o cliente também, exemplo um quadro, ele precisa ter acesso fácil as medidas para não haver frustração e devolução do item.
Largura, profundidade, altura e peso influenciam na decisão de compra do consumido.
- Descrição
Chegamos num dos momentos mais críticos e importantes a descrição do produto.
Lembre-se quando o cliente está lendo é como se você estivesse discursando para convencê-lo de que deve comprar o produto. Existe uma técnica para isso que se chama Copywriting em resumo é uma forma de escrita que tem como objetivo a conversão, veja o exemplo abaixo:
Sem Copy:
“A Panela Elétrica XYZ Em aço inox, é multifuncional, tem 500W de potência e além de preparar um arroz soltinho e saboroso em poucos minutos, também cozinha sopas, carnes, legumes, verduras, risoto, arroz doce e muito mais.”
Com Copy
A Panela de Arroz Premium XYZ Gourmet foi desenvolvida, especialmente, pensando em você e na sua família. Com um design moderno e elegante, ela pode ser utilizada na mesa, dando brilho e charme as suas refeições. Com ela você prepara diversas receitas. Além do tradicional arroz, você pode fazer pães, tortas, polentas, macarrão… Ela é supersegura e resistente, sua superfície não aquece e a sua cuba removível pode ser limpa facilmente. São 700W de potência e você prepara até 10 xícaras de arroz cru. Tenha comida sempre fresquinha e quentinha a hora que bater a fome.
Ao ler você consegue perceber a diferença na abordagem?
SEO no cadastro.
E claro, aplicar a estratégia de SEO na descrição do produto potencializa e melhora o posicionamento do site nas páginas de resultados orgânicos gerando ainda mais conversão. Deixar de fazer SEO na descrição de produtos é perder muitos novos clientes e deixar a concorrência passar na frente.
O resultado da estratégia de SEO não acontece em curto prazo, como tudo em marketing o resultado real ocorrerá de médio a longo prazo só que se você não começar agora ficará para trás lá na frente, em resumo é um trabalho de formiguinha.
- Fotos e vídeos.
E por último e muito importante também é a foto do produto, ou melhor as fotos.
São necessárias pelo menos três boas fotos para que seu cliente possa visualizar com facilidade todos os detalhes do que está comprando. Mas não pare apenas nas três fotos, subir um bom vídeo do seu produto fará ainda mais a diferença.
- Avaliação
Não esqueça de solicitar aos seus clientes que realizem a avaliação da compra na página do produto no seu site, isso ajuda e dá credibilidade para que outros compradores decidam pela compra. Gera credibilidade e segurança.
Boa semana e bons negócios
Eu sou o Gabriel Pianaro de Souza, mentor e consultor de Marketing.