Segundo pesquisa do PayPal antes da pandemia 35% dos entrevistados usavam o e-commerce com muita frequência; já em novembro deste ano, o índice beira 60%
A quase 2 anos atrás um vírus mudou a forma com que vemos o mundo e como consumimos produtos e serviços e essa mudança não é apenas temporária, ela veio para ficar e as empresas precisarão se adaptar a este novo mundo.
Segunda uma pesquisa recente do PayPal (empresa de pagamentos online). De 1 a cada 4 entrevistados (23,5%) vai continuar comprando online diariamente, e outros 32% têm certeza que continuarão com um ritmo semanal de compras; e 22% só uma vez por mês. (Fonte: Infomoney)
Um dos índices citados na pesquisa é que o consumidor busca uma experiência de compra diferenciada, segura e rápida. Não à toa o Pix cresceu absurdamente em seu primeiro ano de operação.
E a sua empresa está preparada para essa mudança?
Tenho abordado este tema algumas vezes aqui na coluna e recebido várias mensagens de empresas que ainda não sabem o que fazer para aproveitar esta mudança de forma positiva. Essa transformação digital não é uma tendência, é uma realidade e se você ainda não está inserido de forma adequada está atrasado pelo menos 1 década.
O primeiro passo é ouvir bons profissionais de mercado e saber que será necessário realizar investimento financeiro de acordo com o tamanho do seu negócio. Nenhuma empresa pode pensar em se aventurar no mercado digital sem entender que sim terá que desembolsar de acordo com o tamanho e os objetivos que sua empresa busca neste canal de vendas.
>>> Escrevi no artigo “Como possuir um e-commerce de sucesso e vender muito na internet.” os passos importantes para se alcançar o sucesso no e-commerce e gostaria de complementar algo que vai além de aspectos técnicos que tem relação com a mentalidade e com a cultura da empresa.
De nada adianta investir em plataforma de e-commerce, WhatsApp, contratar agências, fornecedores além de bons profissionais se você gestor, CEO, dono não está pronto para este novo mundo onde a velocidade e novos padrões de atendimento são exigidos pelos clientes, em resumo a transformação tem que vir de cima da gestão máxima da empresa.
Em resumo não adianta contratar parceiros, profissionais se você não está aberto para estas mudanças.
Outro ponto importante é não copiar, crie e desenvolva uma característica que o diferencie da concorrência e torne sua empresa ÚNICA.
Gosto sempre de lembrar que o mundo digital não é ambiente para amadores, você pode construir um grande negócio na internet ou pode destruiu uma marca.
Eu sou o Gabriel Pianaro de Souza, mentor e consultor de Marketing.