Segue 5 dias importantes para que o sucesso seja garantido.
Uma das datas mais esperadas pelo varejo está se aproximando e não é o Natal estou falando da Black Friday.
Mais o que é a Black Friday?
“Black Friday’ é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal com significativas promoções. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.” Fonte: Google
Neste ano a Black ocorrerá no dia 26 de Novembro, sexta-feira.
Sua empresa não pode ficar de fora e tenho certeza que você está se preparando para este momento, mas gostaria de compartilhar 5 dicas importantes para que sua campanha seja um sucesso.
1 – Não faça black “fraude”
Se você pretende realmente ter sucesso e que seu cliente o enxergue como uma empresa séria e que não está buscando se aproveitar da data. Realize promoções reais e que valham a pena para o consumidor e para o seu resultado.
Uma denúncia, um cliente que descubra, uma reclamação no “reclame aqui” é o suficiente para destruir uma empresa.
2 – Precificação
Como a própria ação pede, os descontos precisam ser significativos, mas de forma alguma te levarem a algum prejuízo. Ter um bom plano de precificação com estudo de margem para que ao final da conta você tenha tido êxito na ação.
Importante avaliar também a competitividade dos seus preços, monitorar a concorrência é essencial antes, durante e depois da Black, não se esqueça de negociar com seus fornecedores as mesmas condições e se tiver que alterar a precificação durante a ação que saiba exatamente até onde pode ir em preço.
3 – Disponibilidade de estoque
De nada adianta entrar numa ação deste tamanho sem ter disponibilidade de produtos para venda se você não é uma concessionária Ferrari. Não frustre seus clientes se houver apenas poucas peças informe em todos os comunicados que existem apenas X peças. Nada de “enquanto durar os estoques”, seja claro. São apenas 150 peças.
Vivemos num momento de transparência, não faça mais do mesmo se diferencie.
4 – Respeite a data
A Balck Friday acontecerá no dia 26/11 e não no mês de Novembro inteiro.Sua empresa jamais conseguirá manter descontos tão agressivos o mês todo.
E não esqueça que os consumidores de hoje estão cada vez mais espertos e ligados e a pesquisa faz parte do cotidiano deles.
5 – Entregue
Tudo que prometer durante a ação entregue a seu cliente, seja o produto com a qualidade anunciada, prazo de entrega, atendimento. Sugiro montar uma escala de pessoal para virar a noite atendendo todos os canais de comunicação da empresa, seja na loja física, nas redes sociais e no site. Não perca vendas por falta de atendimento. É o momento de melhorar os resultados do ano, ou até salvá-lo.
Empresas que têm sucesso na ação de Black Friday são as que oferecem aos seus clientes as melhores opções, condições de pagamento e principalmente transparência e honestidade.
Aproveite e boas vendas.
Eu sou Gabriel Valter Pianaro de Souza, consultor e mentor de Marketing.