Por que é tão importante os 4P´s de marketing no planejamento de marketing de toda e qualquer empresa? Se fala muito hoje em dia em estratégias para Instagram, Facebook, Linkedin, Tik Tok entre outros e esquecem que antes de começar nestes canais existe um passo muito importante que se chama 4Ps de Marketing ou Mix de Marketing.

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O conceito dos 4P´s é a base estratégica para toda e qualquer ação de marketing, você jamais pode iniciar uma comunicação, um novo negócio ou lançar um novo produto ou serviço sem antes detalhar o que é o produto, o seu preço, a praça de atuação e como irá promover o produto e/ou serviço.

Criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy, e muito difundido por Philip Kotler que Inclusive muitos confundem achando que Kotler desenvolveu tamanha a sua influência e uso deste conceito em seus livros e palestras

Como uma estratégia criada há mais de 60 anos pode ser tão atual?

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Da mesma forma que a roda foi criada nos primórdios da humanidade. Parece estranho comparar os 4Ps de Marketing com a criação da roda, só que é exatamente desta forma que todas as empresas deveriam tratar este conceito.

São eles:

  • Produto
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As informações básicas do produto são a sua forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços, entre outros.

Segundo o livro Princípios de Marketing, de Kotler e Gary Armstrong, “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

Antes de determinar tamanho, medidas, sabor ou qualquer outro detalhe sobre o produto ou serviço é necessário responder a perguntas importantes e detalhar o máximo de informações, exemplos de questionamentos que deve fazer.

  • Para quem é o seu produto?
  • Atende qual necessidade?
  • Seu diferencial perante a concorrência?

Eu poderia elencar mais 150 perguntas ou mais, só que cada produto ou serviço tem a sua característica então eu sugiro que realize diversos encontros de brainstorming com sua equipe.

Ao final, cada produto e/ou serviço desenvolvido deve ter o máximo de detalhamento possível respondendo a centenas de questionamentos.

  • Preço

Na visão do marketing preço não é somente tabular os seus custos e definir suas margens, vai muito além disso. 

Exemplo prático é o Iphone, ele não é vendido apenas pelo preço e sim pelo valor de marca que ele possui. 

Então antes de levar um produto ao mercado você precisa avaliar além de todo o estudo de viabilidade de custos + margem + markup, o preço do produto deve estar relacionado diretamente à estratégia de marketing e o perfil do público-alvo a ser atingido.

  • Praça

Este P tem relação com o Lugar que será comercializado seu produto ou serviço e como realizará a distribuição.

Vários outras estratégias contemplam este P como trade marketing, visual merchandising, digital e-commerce, whatsapp, redes sociais e logística por exemplo..

Entende agora o porque não devemos apenas olhar para as novidades digitais e não esquecer da estrutura completa?

Em resumo, esse é o ‘P’ responsável por responder de qual forma você vai chegar até o seu cliente e torná-lo visível ao cliente

  • E por final e não mais importante o P de Promoção

Não é promoção de preço, oferta ou algo similar. Aqui é o momento em que você vai definir toda a estratégia de como irá comunicar ao mercado seu produto ou serviço. Quais serão os canais, qual a linguagem irá utilizar e como irá responder ao consumidor quais as necessidades que seu produto ou serviço atende.

Importante estudar e pesquisar o que a concorrência faz e como ela chega ao seu consumidor.

Aqui outras dezenas de outras estratégias serão necessárias colocar no papel como: inbound marketing, branding, offline e online, linha editorial entre outros. Claro que será necessário realizar pesquisas tanto qualitativas como quantitativas referente ao consumo de conteúdo dos seus clientes para ser o mais certeiro possível.

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Os 4Ps de marketing são determinantes no planejamento estratégico de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Se bem desenhado e construído a várias mãos com profissionais habilitados e preparados com conhecimento técnico e experiência não tenho dúvidas do sucesso da sua empresa.

Agora porque no título as 4 laranjas? Meu objetivo era lhe trazer até aqui.

Eu sou o Gabriel Souza, mentor e consultor de Marketing.