Encante seu cliente com um programa simples de fidelização e relacionamento utilizando todos os canais de contato com o seu cliente sem precisar criar um plano mirabolante. Um bom trabalho em ações de fidelização e relacionamento vai sim aumentar as suas vendas no futuro e não agora, o plano de fidelização não pode ter este objetivo.
Eu sou Gabriel Souza consultor e mentor de marketing.
Muitas empresas quando planejam programas de fidelização pensam no curto prazo focando nos resultados de aumento de ticket médio e recompra.
Sinto muito dizer que: Um programa de fidelização não pode ter relação comercial, se o objetivo for um dos dois citados não é um plano de fidelização e relacionamento e sim um plano comercial para aumento de aumento de receita.
Um bom programa de fidelização tem foco em criar uma conexão duradoura entre o cliente e a sua empresa ou seu produto.
Para isso é necessário que você conheça seu cliente e se relacione com ele em diversos canais e momentos diferentes.
Segue algumas dicas que toda e qualquer empresa pode começar a fazer sem grandes investimentos financeiros, mas de forma organizada e planejada.
1 Conheça seu cliente.
Ter o cadastro completo dos seus clientes com nome, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento e ainda o que ele comprou e a periodicidade que ele realiza suas compras de seu produto ou serviço. Sim pode ser numa planilha de Excel.
Agora que você conhece ele um pouco mais, o que acha de gerar conteúdo em seus canais digitais que gerem engajamento destes clientes com a empresa e com o produto que ele adquiriu? Lembrando sem tentar vender, o objetivo aqui é conexão.
Claro que posteriormente você poderá utilizar estes dados para realizar as suas campanhas de vendas como ofertas, combos e promoções.
2. Canais digitais
Se fazer presente nas redes sociais é uma obrigatoriedade para toda e qualquer empresa independente do porte, segmento ou tamanho. Comunicar seu propósito, conteúdos sobre seus produtos e serviços gera engajamento e conexão com os seus clientes. Humanize a marca da sua empresa e apresente o cotidiano dela.
3. WhatsApp
Utilizar o WhatsApp Comercial e manter o contato mais próximo do seu cliente de forma humanizada será um grande diferencial no processo de atendimento e relacionamento com o seu cliente. Você pode realizar pesquisas, acompanhar o uso e consumo do seu produto/serviço, compartilhar conteúdo e curiosidades entre outras oportunidades que você terá de trocar informações com o seu cliente.
Estas dicas se adequam a qualquer tipo e tamanho de empresa e vai contribuir para que o seu cliente aos poucos fidelize com a sua marca. Claro, em consequência você colherá frutos importantes com estas ações como o aumento de vendas, de ticket médio, indicação de novos clientes entre outros.
Mas é importante lembrar que toda estratégia de marketing para fidelização de clientes deve estar em sintonia com o seu negócio, bem planejada e com objetivos bem claros.
E claro, que a gestão destas ações precisa ser bem executada.
Bons negócios e muito sucesso.
Gabriel Souza