Não importa em que momento profissional você se encontra se em início de carreira, buscando novo emprego ou uma promoção, a única forma de ser escolhido primeiro é desenvolver uma estratégia de Personal Branding.
Realidade reafirmada por vários especialistas que por meio de estratégias de comunicação busca criar uma reputação e percepção de mercado. Não basta mais ser qualificado é necessário saber se comunicar.
Como com produtos a marca está relacionada em como o mercado nos enxerga, o que os outros falam da gente e por isso é tão importante iniciar logo.
Primeiro passo é realizar o exercício abaixo.
Quando você vai ao supermercado pare para observar a quantidade de produtos que são ofertados para cada categoria seja de alimentos ou bebidas. Se coloque na prateleira e observe a sua volta quantos outros profissionais existem com atributos e qualidades semelhantes das suas e se pergunte.
- Por que devem me escolher?
- O que eu faço para me destacar das demais marcas?
Segundo passo é desenvolver a sua marca pessoal em 10 passos.
- Quem é você? Qual a sua história, seus valores e a sua missão.
- Ter bem claro o seu propósito.
- Quem são meus concorrentes dentro do mercado que atua.
- Identifique os seus pontos fortes e fracos e se posicione estrategicamente baseado em uma análise de SWOT.
- Desenvolver um plano de comunicação.
- Faça seu planejamento de carreira em 9 passos.
- Como você conta a sua história – desenvolver uma comunicação verbal e escrita de forma clara e objetiva.
- Ter um perfil poderoso no Linkedin.
- Compartilhar bons conteúdos.
- Tenha um mentor que te auxilie em todo o processo.
Não esqueça que sua marca pessoal deve apresentar e entregar a sua cultura, seu propósito e o seu valor.
Na próxima semana irei detalhar os 4 primeiros passos da construção da sua marca pessoal.
Boa semana.