Dobre o seu lucro com ações de marketing de relacionamento.

Dobre o seu lucro com ações de marketing de relacionamento.

Mas como? Se o objetivo da estratégia de relacionamento não tem relação direta em vender e sim em satisfazer o cliente, gerar valor de marca, criar pontos de relacionamento e tornar o seu cliente em um defensor da sua marca.

Antes de irmos as dicas gostaria de saber quantas vezes você voltou a comprar da mesma empresa ou o mesmo produto pelo atendimento e relacionamento que possuí com a marca?

Tenho certeza de que lembrou de marcas/produtos em que realizou a recompra por estar envolvido com a marca pois lhe atendem bem, entrega o que prometeu e que a marca manteve de forma harmoniosa relacionamento direto contigo sem nem perceber.

Como toda estratégia de marketing os resultados virão de médio a longo prazo. Não deixe de investir em marketing de relacionamento pois suas estratégias irão aproximar a sua empresa cada dia mais do seu cliente que vai perceber e conhecer os detalhes do que você faz e o porquê você faz tornando o seu cliente um defensor da sua marca/produto.

O que fazer e como fazer marketing de relacionamento.

1 – Não se esconda do seu cliente.

Quantas empresas hoje não demoram a responder uma mensagem no whatsapp, nas redes sociais e até ao não atender uma ligação devido a correria do dia a dia. Cliente precisa de atenção se não puder atender ou responder no exato momento deixe uma mensagem carinhosa que logo o estará atendendo, nada robotizado, é você e sua equipe que devem responder pessoalmente.

2 – Mensagem de aniversário

O aniversário do individuo é a data mais importante do ano para ele ou para ela até mais que natal e ano novo, seja virtualmente com uma mensagem no whats, pelas redes sociais ou até um cartão de aniversário enviado em casa por correio farão a diferença. Nada de cupom de desconto, lembre-se que marketing de relacionamento não tem relação de compra e venda imediata.

3 – Redes Sociais

Vejo muitas empresas cometendo erros absurdos e perdendo grandes oportunidades. O cliente vai e comenta um post da sua empresa nas redes sociais, olha que legal ele acabou de abrir seu coração e a porta da sua casa para receber a sua emrpesa, marca ou produto e o que você faz, não dá bola, não curte e não responde ao seu comentário. Você gostaria que fizessem isso contigo? Não né?

Então não deixe de responder a TODOS os comentários nas suas redes sociais, não necessariamente precisa ser feito de forma imediata mas se não for no mesmo dia que ele seja feito nas primeiras horas do dia seguinte.

Não robotize.

Se você não consegue responder seus clientes de forma humanizada e num bom prazo saia das redes sociais, você está prejudicando sua marca.

4 – Não terceirize seu atendimento

Não tem coisa pior que ser atendido por uma terceira para resolver ou comprar algo de uma empresa, não terceirize o serviço monte uma estratégia e uma estrutura que possa atender a todos diretamente ou com a sua equipe.

5 – Tenha uma conta estruturada no Reclame Aqui.

Imprevistos podem acontecer e seus clientes podem a vir reclamar no site do Reclame Aqui, consulte com frequência e resolva, quando digo resolva é resolva todos os problemas que por ventura forem ocasionados por falha sua ou de algum fornecedor. Nunca culpe terceiros.

O bom relacionamento e uma boa reputação é fator que pode decidir a compra


Resultados para sua empresa quando do uso de boas estratégias de relacionamento:

  • Reduz o valor de CAC (custo de aquisição de cliente) e aumenta o LTV (Lifetime Value) tempo de permanência do seu cliente dentro da sua empresa.
  • Poderá rever todos os seus custos com anúncios. Nunca deixar de fazer mas poderá direcionar melhor.
  • As empresas que fazem marketing de relacionamento tem em suas equipes um entendimento melhor, maior engajamento, e um alinhamento organizacional que colabora no aumento do resultado desta estratégia.

Ações de marketing de relacionamento valem para todo o tamanho de empresa observem o cuidado que a Magalu tem tido com os seus clientes numa simples mensagem de aniversário.

“(Nome da cliente), hoje é o seu aniversário. Parabéns! 🎉

Eu pensei em te desejar tanta coisa hoje. ✨ Mas eu vou dizer aqui o que pode parecer clichê: te desejo muita saúde. Não há nada mais importante que isso neste momento, né? 🤩

A festa, os abraços, beijos e a comemoração, com todo mundo junto, pode esperar mais um pouquinho. 🥳 O que não precisa adiar é a celebração da vida. Celebre muito hoje, do seu jeitinho, da maneira que der, tá? E esteja com a energia renovada para este novo ciclo que se inicia na sua vida. Ele será incrível 😉

Um beijão virtual 😘 de quem está por aqui e se sente muito feliz por ter você por perto 💙 Feliz Aniversário! 🎁”

Sim, foi um software otimizado que realizou tal ação o que ajuda na estratégia de marketing de relacionamento, mas não houve nenhuma tentativa de vender algo, a mensagem é carinhosa e delicada, nada robotizada.

A recompra e a permanência do cliente mais tempo em sua empresa dobra, triplica e aumenta seu lucro pois os custos para mantê-lo são muito menores do que os custos para conquistar novos clientes.

Na próxima semana vou detalhar o que é o CAC, LTV, como otimizar mensagens e e-mails mantendo o atendimento humanizado e ainda outros indicadores de marketing que ajudarão a controlar e mensurar seus resultados.

Boa semana.