Na última semana trouxe dicas para pequenos negócios ganharem dinheiro na internet sem grandes investimentos ou até nenhum e agora chegou a hora de falar como médias e grandes empresas devem fazer para vender e ganhar dinheiro na internet.
Ao contrário das pequenas empresas com poucos recursos chegamos num ponto onde a exigência e competitividade é ainda maior e é necessário a profissionalização dos seus recursos, sejam eles em plataformas, sistemas como em pessoas.
Existe espaço para todos desde que seja realizado com um bom planejamento pensando sempre em médio e longo prazo e utilizado das melhores práticas do mercado sem amadorismo ou improviso.
Primeiro passo é definir pela busca pelos melhores profissionais, que pode passar em ter uma equipe interna (na maioria das empresas o departamento de marketing está pronto para assumir o projeto), uma agência especializada ou ambas as opções, esta última utilizada pela grande maioria das empresas.
O planejamento estratégico de Digital E-commerce deve possuir as seguintes etapas e não devem pular nenhuma delas e começa com:
- O quanto eu quero vender e para quem?
- Qual o tamanho desejo para a minha loja virtual
- Estudo de mercado e viabilidade
- Concorrência
- Tipos de plataformas
- Definição de portfólio de produtos
- Precificação
- Logística
- Marketing
Pontos importantes que sua empresa deverá observar no planejamento que a sua equipe, agência ou ambos irão apresentar e requer o máximo de atenção.
1. Tempo de retorno do investimento (ROI)
Não se engane com milagres é como abrir uma nova loja física, o retorno sobre o investimento ocorrerá no tempo certo, muito baseado no esforço e nas melhores práticas, ele deve ser real e ter os pés no chão.
2. Plataforma de vendas.
A sugestão é sempre buscar uma plataforma (Saas ou Software as a Service) proveniente de empresas de médio e grande porte que normalmente oferecerão integração simplificada e com poucos obstáculos de implementação, alta acessibilidade, facilidade de upgrade entre outras funcionalidades.
Sua empresa ficará ligada a outra especializada e você não ficará preso a um profissional específico. Pesquise muito e busque referências na sua concorrência, no mercado e consulte seu especialista.
3. Definição de portfólio, precificação e logística
Tudo pode ser vendido na internet? Sim.
Desde que você seja competitivo no seu segmento e se o custo logístico for viável. A logística de entrega e a velocidade que você atende o seu cliente serão determinantes para o sucesso da sua loja virtual.
Lembre-se entregue tudo que prometeu.
4. Marketing e comunicação
Como já dizia Chacrinha “quem não se comunica se trumbica”.
O plano de marketing digital para e-commerce deve ser bem elaborado construindo uma estratégia unificada de Omnichannel que tem como objetivo principal interligar todos os canais de atendimento do cliente aprimorando a experiência do cliente convergindo do virtual para o físico e vice-versa.
5. Marketplace
Sim, vender nos grandes canais varejistas vai aumentar o seu volume de venda e é uma grande oportunidade com uma boa estratégia atrair o cliente destes grandes varejistas para a sua loja. Basta ter atenção na precificação, entender os % de comissão e valores de frete. O sucesso é garantido.
E-commerce não é apenas contratar uma plataforma e deixar no ar, é necessário realizar a gestão diária e investimento em facebook ads, google ads, otimização de e-mail marketing, possuir um calendário de ações bem definido, SEO, entre outros.
Chegou a hora de começar, mas lembre-se é necessário compreender o que é custo e o que é investimento. O investimento não deve ser medido pelo mais barato e sim pelo o que é necessário para ter sucesso nesta empreitada. Neste caso o barato pode sair bem caro!
Comércio eletrônico é um passo sem volta é uma realidade e a sua empresa não pode ficar de fora, mas não esqueça que terá uma concorrência preparada e profissionalizada, amadorismo não cabe mais para este canal.
O E-commerce brasileiro cresce 73,88% em 2020, revela índice MCC-ENET ou seja nenhuma empresa deve ficar de fora.
Na próxima terça 11/05 às 18h o convido a assistir uma Live especial no Instagram com a Jornalista Andressa Almeida, com mais de 17 anos de televisão que recentemente passou por uma transição de carreira e hoje compartilha conteúdos sobre comunicação e ministra cursos de como destravar na frente das câmeras principalmente nas redes sociais.
Vamos conversar sobre essa transição e de quais estratégias ela utilizou para cuidar da sua marca pessoal e ela vai nos contar sobre sua nova jornada “Se Joga no Vídeo”
Coloca na agenda, não perca, será um bate papo muito legal, a live será no meu Instagram oficial.
Boa semana!!!