Como conseguir o emprego dos seus sonhos? Ter acesso aos melhores salários? Aumentar a sua rede de contatos? Ser identificado como autoridade no que faz? Construir uma boa reputação?
Este post tem como objetivo te motivar a pensar sobre a sua marca pessoal. Sim, você tem uma marca pessoal e precisa realizar ações estratégicas para que esta marca chamada “VOCÊ” se destaque e alcance o seu objetivo.
Ou você quer ser apenas mais um no meio da multidão?
Se destacar e ter uma marca pessoal é uma construção de médio e longo prazo e em breve você vai agradecer por ter começado hoje. O start é se perguntar como você deseja que o mercado te enxergue.
Você precisa ser diferente, o mercado procura a diferença.
Arthur Bender
O que é gestão de Marca Pessoal ou Personal Branding?
Colocar em prática o planejamento estratégico de gestão da sua marca pessoal de como ela será apresentada ao mercado, o seu propósito, seus valores, seu posicionamento e que legado quer deixar.
Fazer gestão da sua marca pessoal nos dias de hoje não é perfumaria e sim ESSENCIAL.
Uma das ferramentas mais importantes neste processo é a internet. É a forma mais rápida para comunicar suas habilidades, experiências, conteúdo e o seu propósito para o mundo.
É necessário atenção, cuidado e não pode ser feita de qualquer forma.
“ O personal branding ajuda você a conhecer quem você é e ser valorizado por isso, a se tornar mais atrativo para os outros, a inspirar confiança e distinguir você em qualquer campo que tenha escolhido para atuar.
Robin Fisher Roffer – Founder & CEO – Big Fish Marketing Inc.
As 6 dicas são:
1. Definir a persona
É a representação fictícia do seu cliente, onde ele está, com o que ela trabalha, qual o cargo/função da sua persona.
2. Linkedin PODEROSO
Todo profissional de todas as áreas ou segmentos tem espaço no linkedin. O linkedin não é um banco de currículos ele é muito mais, esta rede social tem grande influência se bem utilizada e será um grande diferencial na sua carreira.
3. Cuidar da imagem nas redes sociais
Muito cuidado, a comunicação tem que estar alinhada ao seu propósito e objetivos. Se pergunte o que sua rede social diz sobre você? Ela fala aonde deseja chegar?
4. Site próprio
Sim, hoje é muito fácil e intuitivo ter um site ele é o seu cartão de visita que deverá apresentar toda sua trajetória, propósito, realizações e conteúdo. Deve manter ele sempre atualizado.
5. Inboud Marketing
Definir a estratégia de conteúdo, a frequência e quais canais irá utilizar. Compartilhar conteúdo gera relacionamento com a sua persona.
6. Linkedin para universitários
O início da sua carreira e construção da sua marca pessoal no linkedin deve começar já no período da academia. Compartilhar experiências, realizar conexões com autoridades da sua área, acompanhar e seguir os que se destacam.
Não é só na internet que deve aplicar as estratégias de Personal Branding, suas atitudes e iniciativas serão avaliadas no dia a dia em seu trabalho e na sociedade em que está inserido.
Não esqueça que transparência, honestidade, ética, postura e clareza na comunicação é fundamental e básico na gestão da sua marca pessoal.
Num mundo cheio de “especialistas’ você precisa ser autoridade no que faz
Mãos à obra e boa sorte.