Muitos cães e seus tutores se divertem no verão, com os dias mais longos, quentes e ensolarados. E para aproveitar com seu pet tudo o que a estação oferece, basta ter alguns cuidados:

continua após a publicidade

Passeios: Evite passear em horários em que o sol e o solo estejam muito quentes. Andar no asfalto, que pode chegar a altas temperaturas, pode causar queimaduras nas ‘almofadas‘ das patinhas. Sempre que sair com seu pet, não esqueça de levar pra você e para ele, uma garrafinha com água, pra matar a sede. Evite também que o animal permaneça sob o sol forte ao longo do dia.

Parasitas: Para evitar que pulgas, carrapatos e outros insetos ataquem seu amigão, passe em um pet shop e adquira um daqueles produtos que evitam a infestação de parasitas no animal. Cuidar do ambiente onde o pet vive também é recomendado. Estar com as vacinas em dia e administrar vermífugos, pelo menos duas vezes ao ano, evita várias doenças.

Banhos: Há cães, de raças como labrador, que adoram estar na água, seja ela da chuva, mangueira ou piscina. Na hora do bando por diversão, o ideal é tapar os ouvidos dos animais com um chumaço de algodão, pra evitar que a umidade entre e facilite a proliferação de fungos que causam otites. Depois do banho de mar ou piscina, dê um novo banho com xampu específico, para eliminar o sal e o cloro, e seque bem o bichinho.

continua após a publicidade

Na praia: Antes de levar o pet para a beira da praia certifique-se que ele é bem-vindo. Em muitas praias a entrada de animais é proibida. No mar, evite que ele engula muita água salgada, se a água estiver poluída, ele pode ter problemas como diarreia, vômito e até gastrite. Evite também que seu animal ingira coisas que encontrar pela areia, mantenha ele na coleira e recolha sempre suas fezes!

Protetor solar: Animais com poucos pelos ou com a pelagem clara devem ser protegidos com protetores solares, feitos especialmente para eles. Uma das áreas mais sensíveis é o focinho.

continua após a publicidade

Desidratação: Deixe água fresca disponível o dia todo, para evitar a desidratação, que é a perda excessiva de líquidos. E procure um veterinário se perceber o animal está com pouca elasticidade na pele, desanimado, sem apetite, com o coração batendo muito rápido ou com a boca e gengivas secas.

Raças que adoram água: Golden Retriever, Labrador, Yorkshire, Cocker Spaniel, Perdigueiro Alemão, Cão D’Água Português, entre outras.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Agenda

Sábado 09

* Campanha de Adoção de Cachorros da ONG Tomba Latas, no Valentyna Pet Store, Rua Prof. Ulisses Vieira, 448 – Vila Izabel, das 10h às 16h.