Chegou a hora de cair na folia com nossos amigos e família. E para os “donos” responsáveis, Carnaval não é sinônimo de abandono e sim, de cuidados a mais com os bichos de estimação, seja no bloco, em casa ou durante as viagens.

continua após a publicidade

Quem vai viajar de carro e pretende levar o pet, precisa providenciar um cinto de segurança ou caixa de transporte específicos, lembrando também, de fazer paradas para que o animal beba água e faça suas necessidades. E nunca deixe qualquer bicho no carro com os vidros fechados, eles podem morrer!

Em viagens de ônibus e avião é preciso consultar a companhia aérea ou a empresa rodoviária, para verificar quais são as normas, procedimentos e os documentos necessários para o transporte do seu bichinho.

Outras opções são deixar seu amigão em um hotel para animais, contratar um pettsiter (pessoa que irá até a sua casa, para alimentá-lo, passear e fazer a limpeza do local) ou deixá-lo com um anfitrião, que fará uma hospedagem domiciliar. Além de conversar com outros tutores, para pedir indicações, opções de hospedagem também podem ser consultadas nas redes sociais, em sites e aplicativos como PetSitters do Brasil, Pet Anjo, My Pet’s Nanny, DogHero e Pet Hub.

continua após a publicidade

Durante a folia

Os dias e noites de Carnaval podem não ser os preferidos pelos pets, por conta do calor, bagunça e barulho que vêm das ruas. Para que o animal não fique estressado, procure deixá-lo em um ambiente agradável e se possível, mantenha sua rotina habitual, não mudando horários em que ele é alimentado, passeia ou dorme. Lembre também de manter uma medalhinha de identificação em sua coleira, pois se ele fugir, poderá ser encontrado com mais facilidade.

continua após a publicidade

E se você decidir levar o mascote para alguma festa de carnaval, verifique antes se a fantasia escolhida para ele não tem elementos que possam machucá-lo ou trazer desconforto. Já no local do “baile”, fique de olho onde ele pisa, para evitar cacos de vidro e queimaduras, caso o chão esteja quente. Não esqueça também das vacinas e antipulgas, principalmente se ele for ter contato com outros animais. Com estes cuidados, o Carnaval da família e da bicharada será seguro e animado!

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br