O contato com água, alimentos e outros animais contaminados (ou com suas fezes) são as principais formas que os cães têm de contrair vermes intestinais, parasitas internos que podem provocar doenças neles e também nos humanos. Nos cachorros, os parasitas mais comuns são as espécies de vermes redondos (nematóides) e chatos (cestóides), além dos protozoários, que provocam giárdia.

continua após a publicidade

Segundo a gerente técnica do laboratório farmacêutico veterinário Virbac, Fabiana Zerbini, cães que não recebem doses periódicas de vermífugo estão sujeitos a sofrer com diarreias, emagrecimento progressivo, crescimento tardio, barriga inchada, pelagem sem brilho, fezes com consistência mole e às vezes com sangue, além de anemia.

“As infecções parasitárias acometem cães de todas as idades, mas são mais prevalentes em filhotes. Alguns parasitas são transmitidos durante a gestação ou amamentação, caso a mãe tenha vermes. Por isso a utilização de vermífugos como o Endogard é importante”, esclarece.

Para confirmar o diagnóstico e eliminar os parasitas, o recomendado é levar seu cão ao veterinário, que após a realização de um exame de fezes, poderá indicar o tratamento adequado e medidas preventivas contra uma nova contaminação.

continua após a publicidade

De acordo com os veterinários, a vermifugação dos cães deve ocorrer, em média, a cada três meses. Para evitar o verme do coração, as doses do vermífugo podem ser mensais. Higienizar o local onde o cão vive e evitar que o animal tenha contato com fezes de outros cães, durante os passeios, também é fundamental para afastar os parasitas.

Agenda

Sábado (30/1)

continua após a publicidade

* Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.
* Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.
* Campanha de Adoção de Cães da ONG Tomba Latas, no Valentyna Pet Store, Rua Professor Ulisses Vieira, 448 – Vila Izabel, das 10h às 16h.
* Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
* Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, das 10h às 16h, na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças.

Quer contar a história do seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva pra gente: animal@tribunadoparana.com.br