No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos atualmente mais de 52 milhões de cães, 22 milhões de gatos, 18 milhões de peixes e 38 milhões de aves de estimação. Mas mesmo com tanto bichos, ainda temos dúvidas sobre alguns comportamentos deles. Mitos e verdades que são desvendados pela veterinária da farmácia de manipulação DrogaVet Andressa Felisbino:

continua após a publicidade

Nariz quente significa febre?

Mito. É normal que, ao acordar, que a narina esteja quente ou seca, mas isso não significa que o pet está doente. “Se o sintoma de secura permanecer ou se o focinho começar a descamar é recomendável procurar um veterinário. Focinho quente não é sintoma de febre, a única maneira de medir a temperatura dos animais é com um termômetro. Os cães, por exemplo, possuem a temperatura média de 39ºC”.

Faz mal cachorro comer grama?

continua após a publicidade

Verdade. “Em grande quantidade, a grama pode irritar o estômago do animal e causar ânsia e vômitos. Além disso, pode ser sinal da presença de parasitas ou pesticidas, o que pode agravar ainda mais os sintomas, provocando o aparecimento de doenças”, diz Andressa.

Fêmeas só devem ser castradas depois da primeira ninhada?

continua após a publicidade

Mito. “É aconselhável castrar a fêmea antes do primeiro cio, essa é a melhor forma de prevenir doenças como câncer de mama e infecções no útero. Outro benefício é que não há riscos de desenvolver gravidez psicológica e produzir leite, como se estivessem grávidas”.

Animais entendem o que o dono fala?

Verdade. “Os animais conseguem entender o tom da voz do dono e a intenção da fala. Utilizamos um tom mais alto e forte quando damos alguma bronca e, para demonstrações de carinho, uma voz mais baixa e meiga. Assim, cães e gatos conseguem distinguir o que queremos dizer em determinadas situações”.

Cenoura é o melhor alimento para coelhos?

Mito. “Este legume possui altos níveis de açúcar em sua composição e se for oferecido diariamente aos coelhos, as chances de ficarem muito doentes e até falecer são grandes. Para eles, a dieta recomendada é de folhas em geral, sementes e legumes”.

Peixes nunca dormem?

Verdade. “Os peixes não possuem pálpebras e nunca fecham os olhos, portanto não dormem. Mesmo acordados, eles passam por estado de repouso, quando ficam imóveis, geralmente no fundo do aquário. Neste período, seus movimentos e metabolismo ficam mais lentos, provocando uma sensação de descanso”.

É impossível adestrar gatos?

Mito. “É possível adestrar gatos, o único problema, na maioria dos casos, é em relação à personalidade do bichano. Em geral, eles são mais independentes e têm personalidade mais forte, demorando um pouco mais para serem adestrados. É preciso ter muita paciência para ensinar os comandos”.

Aves aprenderm a falar pela repetição de palavras?

Meia verdade. “Na natureza, cada espécie possui seu dialeto e emite sons próprios, que aprendem com outras aves do mesmo bando. Quando estão em casa, elas absorvem as palavras pela repetição. Porém, são animais inteligentes, que consegue associar palavras a ações”.

Hamsters devem ficar sempre juntos?

Mito. “Os hamsters são totalmente territorialistas, principalmente as fêmeas. Não são animais de colônia e mesmo na natureza, convivem apenas em épocas de acasalamento. Em casa, o ideal é que cada hamster tenha sua própria gaiola, para evitar estresse e brigas. É aconselhável que o espaço tenha cerca de 60×40 cm, com brinquedos para se exercitarem”.

Agen,da 

Sábado 12

• Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h30.
• Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
• Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.

Domingo 13
• 12ª feira de adoção do Grupo Força Animal, na Mercadoteca, Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, das 10h às 18h.
• Bingo de Páscoa da Associação Vida Animal (Avan), no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, Rua Comendador Fontana, 57 – Centro Cívico, das 14h30 às 18h30.
• Bazar beneficente do Abrigo da Vivi, na Rua Natal, 1255 – Cajuru, das 10h às 17h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br