O bem-estar animal é tema de três projetos de lei que foram votados recentemente e aprovados, por deputados estaduais do Paraná. Um deles deve proibir a criação de animais domésticos, nativos, exóticos ou silvestres, exclusivamente para a extração de suas peles. Quem seguir esta prática, que costuma expor os animais a condições de vida deploráveis, poderá ser multado e ter o registro de inscrição estadual do criador cassado.

continua após a publicidade

Os outros projetos tratam do uso de animais em testes na fabricação de produtos. Uma das propostas determina que os produtos comercializados no Paraná indiquem em suas embalagens se foram realizados testes em animais em seu desenvolvimento ou produção. O outro projeto deve proibir o uso de animais em testes realizados para o desenvolvimento de cosméticos e produtos de higiene, sob pena de multa ao profissional e instituição envolvidos. A ideia é apoiada no exemplo de países da União Europeia. Lá a realização de testes em animais com finalidade cosmética e de higiene pessoal é proibida desde 2009 a comercialização destes produtos cessou em 2013.

E você, já parou para pensar como seus hábitos de consumo impactam na vida e na exploração dos animais? Além de mudar a alimentação deixando ou reduzindo o consumo de carnes e seus subprodutos, muita gente também tem optado por produtos não testados em animais ou que não têm entre seus ingredientes matérias primas de origem animal. Estas informações já vêm descritas por algumas empresas em seus rótulos, como é o caso dos produtos vendidos pela distribuidora de cosméticos naturais curitibana Viverdis, que vende artigos para a pele e corpo, de marcas como a Oralim e Bion Vitta, que não realizam testes em animais.

Mais informações sobre empresas que não realizam testes em animais podem ser consultadas no site da ONG PEA www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam . Organizações internacionais como a Peta e a Cruelty Free International também possuem listas em seus sites: www.peta.org e www.crueltyfreeinternational.org.

continua após a publicidade

Agenda

Sábado 12:

continua após a publicidade

· 1ª Cãominhada 98fm, evento com diversas atividade e com cães e gatos disponíveis para adoção, realizado em parceria com a Rede de Proteção Animal de Curitiba. A concentração para a Cãominhada será às 9h30 no Parque Barigui, em frente ao Restaurante Maggiore. O evento de Adoção Amigo Bicho acontece das 10h às 16h.

· 10ª Feira de Adoção do Grupo Força Animal, será na Dog Gato Clínica Veterinária, Rua João Alencar Guimarães, 113 – Santa Quitéria, das 10h às 16h.

· 2ª Feira de adoção de cães no Aviário Belga, Rua Eduardo Sprada, 4652 – Campo Comprido, das 10h às 17h.

· Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h30 às 16h30.

· Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

· Evento de adoção de cães da Petland Brasil em parceria com a ONG Tomba Latas, na Rua Rocha Pombo, 655 – Juvevê, das 10h às 16h.

· Bazar em prol dos animais do Beco da Esperança, das 10h às 16h, na Rua na Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças.

Campanhas

· Campanha de arrecadação de ração da Associação Vida Animal (Avan). As doações diminuem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro e os animais ficam sem ter o que comer. Para saber como ajudar acesse: www.facebook.com/avancuritiba

· Campanha de Natal e Aumigo Secreto Salva Bicho. Cada pessoa participa do amigo secreto escolhendo um ou mais dos cães do grupo para apadrinhar. Informações: www.facebook.com/salvabichocuritiba/