Para se ter um ano novo feliz, não adianta ir à praia pular sete ondas e na volta, abandonar seu cachorro por lá ( – Filho, quando a gente voltar pra casa a gente “arruma” outro, cachorro se vira). Eles não se viram, abandonados eles morrem de fome, de doenças, em brigas com outros cães também abandonados na rua, ou mais comumente, morrem atropelados, sofrendo muito e sem entender porque foram deixados para trás.

continua após a publicidade

Para que seu novo ano seja abençoado, de nada vale ir à Missa do Galo, rezar bastante, ou ir ao culto orar e pedir bênçãos e sair de lá e envenenar o gato ou o cachorro do vizinho porque te incomodam. Que tal ao invés disso, conversar com o vizinho e chegar num acordo? Ou, se o vizinho é um ogro, que tal dar queixa na polícia? Nunca desconte sua raiva num animal indefeso, que é fruto da falta de educação do homem.

Para que o próximo ano traga para você e sua família só alegrias, que tal distribuir ração ou restos de comida para cães abandonados da sua região, ou pelo menos deixar uma vasilha com água limpa e fresca na porta da sua casa, para matar a sede dos animais que foram abandonados por seres des-humanos?

Se quer um ano novo melhor, com mais respeito e civilidade, comece você dando exemplo: não deixe seu cão dar voltinhas na rua para fazer as necessidades na frente da casa dos outros, ou no meio da calçada.

continua após a publicidade

Leve seu cão para passear na guia (em horários que as almofadas das patinhas dele não sejam fritadas pelo calor do asfalto) e cate o cocô dele com uma sacola plástica – senão, tomara que um dia você pise num cocô de cachorro e aí não adianta xingar. Pense: numa dessas voltinhas seu cão pode não voltar – pode ser roubado ou morrer atropelado.

Quem quer um ano novo com saúde, amor, paz, harmonia e dinheiro, deve ser digno dele. Existe um mandamento criado por Deus que é muito claro: não faça ao próximo aquilo que não quer que façam contigo. Tão simples. Coloque-se no lugar do outro, seja seu vizinho ou o cão que está sofrendo na rua.

continua após a publicidade

Com esse texto para reflexão, me despeço da coluna Mania Animal. Semana que vem a Paula Weidlich volta! Obrigada pelo carinho, pelo feedback positivo, pelas mensagens de agradecimento. Com meus textos e meu exemplo, espero ter trazido mais responsabilidade e consciência aos leitores da Tribuna do Paraná. Bicho não é lixo, cuidem dos seus animais com o mesmo amor que eles têm por vocês! Feliz Ano Novo!