Cuidados no Verão

Este é do pão, macho adulto, vacinado, castrado, porte grande, meigo, sociável, amoroso, adora pessoas e também outros cães. Precisa de espaço, chora se ficar preso. Para adotar mandar Whats para Ana: 99953-3756.

No verão, cuide do seu animal de estimação como você cuida dos seus filhos. Eles não são mais resistentes ao calor do que nós, bem ao contrário! Os cães não transpiram como nós. A respiração é a única forma de controlar a refrigeração e a temperatura do corpo. No calor intenso os cães entram em hipertermia. O primeiro sinal é quando se mostra muito ofegante. A temperatura pode atingir 42º C, provocando vômitos, coagulação intravascular, edemas pulmonares, parada cardíaca e até  coma.

Os cães que tem focinho curto, como Bulldogs, Pugs, Boxers, Shitsus, Lhasas Apso, sofrem mais com as altas temperaturas devido à dificuldade de respirar e perder calor.

Não se deve nunca submeter cães a situações como banho e tosa em petshops sem ventilação e com água fervendo, passear em horários muito quentes, ficar dentro de carros estacionados ou fazer viagens longas.

Os passeios e brincadeiras de correr, jogar bolinha, devem ser de manhã cedo ou no final da tarde, pois andar em calçamentos quentes queima as almofadas das patas, causando feridas graves, além de causar insolação e desidratação. Se a raça puder ser tosada, tose.

Quem mora em regiões quentes nunca deve cães de raças adaptadas ao inverno (Husky, Malamute, Bernese). Mas se já tem, seu cão pode necessitar de ar-condicionado ou ventilador, caso esteja ofegante. Aqui não se trata de “cuidar de bicho como gente” e sim deixar a temperatura ambiente suportável para o animal.

O local onde o cachorro fica tem que ter parte sombreada, independente da casinha de cachorro. Esta é extremamente quente para o cão ficar sob o sol. Deixe sempre bastante água fresca, gelada se possível, e molhe o seu cachorro caso ele esteja ofegante, para diminuir a temperatura do corpo.

Animais de pelagem escura absorvem mais os raios do sol. Pelagem branca requer proteção solar. Cães e gatos brancos podem ter câncer de pele, especialmente na ponta do nariz e nas orelhas, devido a exposição ao sol. Alguns cães adoram deitar de costas ao sol e desenvolvem câncer na barriga. Se seu cão tem pelo branco, use protetor solar próprio para cães.

Por fim, enquanto estiver fora: ponha a tigela de água no freezer durante a noite. Eles terão água fresca enquanto o gelo derrete. Encha o brinquedo favorito dele com ração umedecida e congele. Os cães vão ficar felizes em lamber as guloseimas enquanto descongelam. Cuide do seu cão como ele merece, você deve isso a ele!

 

 

Voltar ao topo