Quem tem cachorro em casa sabe que às vezes eles podem aprontar além da conta, fazendo com que seus tutores fiquem com vergonha ou irritados. Entres os comportamentos mais indesejados estão atacar a perna das visitas, fazer xixi fora do lugar ou pedir comida nas horas das refeições. Malcriações que segundo o veterinário Aldo Macellaro do Clube de Cãompo, podem ser solucionadas.

continua após a publicidade

– Xixi no lugar errado: “Esfregar o focinho do cão como punição é antiquado e totalmente ineficiente, pois o cão só consegue associar as coisas no momento em que elas acontecem. E isso ainda pode fazer com que ele fique com traumas” explica Macellaro, que ressalta a importância da paciência para que o animal se acostume a fazer suas necessidades no lugar correto, sendo recompensado com reforços positivos.

– Atacar a perna das visitas: Para o veterinário, isso pode ser um indício de que o pet tem muita energia e pouco espaço para gastá-la. “Engana-se quem pensa que isso indica uma necessidade sexual do cão. Muitas vezes é apenas um mau hábito, que deve ser combatido na primeira vez que acontece, com uma bronca firme, mas nunca com agressão física”.

– Pedir comida durante as refeições dos donos: “Nunca alimente o cão nas refeições familiares, pois o animal vai entender que esta é uma atitude correta e aceitável”. Segundo Macellaro, a melhor forma é resistir à tentação de agradar o animal durante a refeição, ignorando-o. Com isso, ele vai entender que não conseguirá o que quer e vai parar com esse hábito.

continua após a publicidade

Para evitar estes e outros comportamentos indesejados, de cães adultos ou filhotes, o veterinário recomenda buscar os serviços de adestramento e educação canina animal.

Agenda

continua após a publicidade

Sábado 14

– Campanha de adoção de cães da ONG ProBem Curitiba, na Praça da Rua João Bettega, em frente ao nº 1250 – Portão, das 10h às 16h.

– Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

– Campanha de Adoção de Cães da ONG Tomba Latas, na Petland Brasil, Rua Rocha Pombo, 655 – Juvevê, das 10h às 16h.

– 3º Evento de adoção Amigo Bicho da Rede de Proteção Animal, das 10h às 16h, no Parque Barigui.

– Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h30 às 16h30.

Domingo 15

– Feira para adoção de adoção de cães e gatos Mercadoteca, Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, das 10h às 16h.

– VI Evento “Deixe um cachorro te levar para passear”, promovido pelo Grupo Força Animal. Venha conhecer os cães disponíveis pra adoção e se divertir com eles! No Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, das 14h às 18h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br