Esta semana recebemos o e-mail do leitor José Carlos Elias da Silva, que há dois meses adotou uma gatinha, a Mimi. Com cerca de seis meses de vida, a nova mascote, trouxe consigo algumas dúvidas para a família que a recebeu. Perguntas que foram respondidas pela médica veterinária Marúcia de Andrade Cruz, da Clínica Mania de Gato.

continua após a publicidade

José Carlos: Mimi mia noite e dia, rola no chão, morde pessoas e objetos. Esse comportamento é normal ou é causado pelo cio? Com que idade as gatas entram no cio?

Veterinária Marúcia: As gatas costumam entrar no cio pela primeira vez por volta dos seis meses de vida. Teoricamente, elas entram no cio na primavera ou no verão, mas com o El Niño e as variações climáticas, isso tem sido afetado. Então, ela pode ter entrado no cio precocemente. Quanto ao comportamento apresentado, é bem provável que esteja relacionado com o período fértil da Mimi.

JC: Quanto tempo vai durar esse período terrível, pra ela e para nós?

continua após a publicidade

VM: Diferentemente dos cães, o cio das gatas é irregular e pode durar meses. É um cio que vai e volta até que ela cruze, seus óvulos só são liberados após o acasalamento. Como uma gata pode ter de dois a sete óvulos, seu cio pode ir e voltar a cada dois ou três dias, até que todos sejam eliminados. Isso pode durar a primavera e o verão todo.

JC: Há alguma injeção ou coisa parecida que atenue o sofrimento dela? O que pode amenizar os sintomas do cio?

continua após a publicidade

VM: O usode contraceptivos injetáveis, orais e até mesmo de humanos são totalmente contraindicados, principalmente durante o cio. Há comprovação de que eles provocam tumores de mama, no útero e piometra (infecção uterina) nas fêmeas que recebem os hormônios. Para prevenir doenças, ninhadas indesejadas e sintomas do cio – como barulhos à noite – a melhor alternativa é a castração, que pode ser feita entre os quatro e seis meses de idade, em animais geralmente, com mais de dois quilos. É uma cirurgia simples e quanto mais cedo for feita, melhor. Estas cirurgias podem ser feitas em clínicas veterinárias tradicionais e em hospitais de universidades, que realizam o procedimento geralmente, a um custo mais acessível.

Hospitais e Clínicas Veterinárias Universitárias

UFPR: (41) 3350-5616

PUCPR: (41) 3299-4361

UTP: (41) 3331-7955

Agenda

Sábado 02

·         Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

·         Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h30.

·         Feira de adoção de cães e gatos na Agropecuária Tulio, Rua Marcos Mocellin, 314 – Santa Felicidade, das 10h às 16h.

·         4ª feira de Adoção de filhotes e adultos Jardim Animal, no calçadão do Shopping Jardim das Américas, Av. Nossa Sra. de Lourdes, 63, das 11h às 16 h.

·         Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.

·         13º TomBazar do Grupo Tomba Latas, na Ópera de Bambu, Rua Nestor Victor, 434 – Água Verde, a partir das 11h.

·         Bazar em prol dos animais do Beco da Espe,rança, na Rua Engenheiros Rebouças, 2846 – Rebouças, das 10h às 16h.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br