Ontem, 14 de março, foi o Dia Nacional dos Animais e por aqui, os números mostram que somos mesmo apaixonados pelos bichos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade dos lares do país possuem cachorros. E entre os mais de 52,2 milhões de cães que convivem com a gente, algumas raças são as preferidas dos brasileiros.
Leia também: Companhia de um cachorro faz bem para a saúde dos idosos
As raças mais amadas, conforme levantamento recente do Instituto QualiBest, são o “Sem Raça Definida” (SRD) – o famoso Vira-Lata, o Poodle, Pinscher, Labrador e Pit Bull. E cuidar de cada uma delas requer uma atenção especial, como explica o médico veterinário e Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada para Animais de Companhia da Zoetis Alexandre Merlo.
“Os cuidados com os cachorros podem variar de acordo com a raça, por isso é importante conhecê-las para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação”, diz Alexandre, que dá dicas para que os tutores cuidem do bem-estar e da saúde dos seus pets.
1 – Sem Raça Definida
Combinação de duas ou mais raças, eles não apresentam padronização de suas características, mas geralmente são carinhosos, inteligentes, leais e brincalhões.
Para que fiquem bem é importante manter uma alimentação adequada com comidas próprias para cães, não esquecer das vacinas e dos passeios regulares. E ao contrário do que muita gente pensa, eles não são mais resistentes por causa da mistura de raças.
2 – Poodle
Sendo Poodle Toy, Poodle Miniatura e Poodle Médio, essa é uma das raças mais inteligentes e obedientes. São ótimos com crianças, amigáveis, ativos e aprendem rápido, por isso é importante cortar os maus hábitos rapidamente.
Os pelos do Poodle não caem quando estão mudando, assim o ideal é escová-los com frequência. Seus olhos também costumam lacrimejar constantemente, necessitando de limpezas diárias com um pano umedecido em água morna. Já as orelhas podem desenvolver infecções.
3 – Pinscher
Podendo ser Pinscher Anão ou Mini Pinscher, eles são pequenos, mas enérgicos e corajosos, o que pode levá-los a brigar com cães maiores, assim é recomendado ficar atento a eles nos passeios.
Teimosos, independentes, destemidos e barulhentos, eles nem sempre são amigáveis com desconhecidos, mas são amorosos com seus tutores. E por conta do tamanho e fragilidade do seu corpo, podem sofrer fraturas em caso de quedas ou desenvolverem obesidade.
4 – Labrador
Essa raça é uma das poucas que adora nadar e estar em contato com água. Labradores precisam de atenção para não adoecerem, pois são muito apegados a seus donos.
Em geral, é uma raça fácil de conviver e educar, mas também apresentam tendência à obesidade, por isso precisam de alimentação regulada e exercícios diários.
5- Pit Bull
Conhecidos pelo porte atlético, força, agilidade e energia, os Pit Bulls sofrem com sua fama de agressividade, o que não passa de mito. Como quaisquer cães, eles têm o comportamento moldado pelos ensinamentos do tutor, por isso é importante conhecer bem essa raça antes da adoção.
Cães enérgicos, eles adoram passear e são apegados aos donos. Com pelagem curta, eles se adaptam melhor em locais de clima quente. A pele pode ser um ponto de atenção nessa raça, já que as infecções e alergias são bastante comuns.
Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva pra gente: animal@tribunadoparana.com.br
Xô pulgas, carrapatos e parasitas! Proteja seu animalzinho e evite infestações