Nesta época do ano, são tantos os ovos e as delícias de chocolate que fica difícil resistir ao prazer da gula. Para os humanos, salvo em alguns casos especiais, o consumo de chocolate é liberado. Regra que não vale para nossos animais de estimação.

continua após a publicidade

Mesmo que eles façam drama ou lancem olhares de súplica pra gente, de acordo com os veterinários, os apelos devem ser firmemente ignorados. Isso porque o chocolate é uma substância tóxica para os pets, um verdadeiro “veneno”, que dependendo da quantidade ingerida, pode colocar a vida de cães e gatos em risco.

“O fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. Quanto mais cacau, mais teobromina o produto contém e mais tóxico ele é”, explica a médica veterinária da PremieR Pet Keila Regina de Godoy.

Segundo ela, são vários os efeitos no organismo dos animais. “Como a teobromina age intensamente no organismo, pode ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida. Além do risco de intoxicação e do mal-estar, o chocolate ainda provocar outros males, como a obesidade e suas complicações”, diz a veterinária.

continua após a publicidade

Assim, fica o alerta, nada de oferecer chocolate para seu amigão nesta Páscoa. E caso o animal ingira alguma guloseima acidentalmente, procure o veterinário de sua confiança.

Agenda

Sábado
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.

continua após a publicidade

– Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h30.
Terça-feira 29

– Noite do Nhoque da Solidariedade, com 50% do valor do prato revertido para os cães do Grupo Tomba Latas. Na Pizzaria Piola, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br