Chocolate: perigo para os pets

Nesta época do ano, são tantos os ovos e as delícias de chocolate que fica difícil resistir ao prazer da gula. Para os humanos, salvo em alguns casos especiais, o consumo de chocolate é liberado. Regra que não vale para nossos animais de estimação.

Mesmo que eles façam drama ou lancem olhares de súplica pra gente, de acordo com os veterinários, os apelos devem ser firmemente ignorados. Isso porque o chocolate é uma substância tóxica para os pets, um verdadeiro “veneno”, que dependendo da quantidade ingerida, pode colocar a vida de cães e gatos em risco.

“O fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. Quanto mais cacau, mais teobromina o produto contém e mais tóxico ele é”, explica a médica veterinária da PremieR Pet Keila Regina de Godoy.

Segundo ela, são vários os efeitos no organismo dos animais. “Como a teobromina age intensamente no organismo, pode ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida. Além do risco de intoxicação e do mal-estar, o chocolate ainda provocar outros males, como a obesidade e suas complicações”, diz a veterinária.

Assim, fica o alerta, nada de oferecer chocolate para seu amigão nesta Páscoa. E caso o animal ingira alguma guloseima acidentalmente, procure o veterinário de sua confiança.

Agenda

Sábado
– Feira de adoção responsável de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.

– Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h30.
Terça-feira 29

– Noite do Nhoque da Solidariedade, com 50% do valor do prato revertido para os cães do Grupo Tomba Latas. Na Pizzaria Piola, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Voltar ao topo