Cães porte pequeno

“Quero um cão de porte pequeno porque não tenho espaço em casa! Ou então: “Quero adotar um cão de porte pequeno porque moro em apartamento”.

A grande maioria dos vira-latas é porte médio. Temos o médio/pequeno, mas a maioria fica entre 12kg-15kg. Tamanho ideal para qualquer casa ou sobrado.

Dependendo do COMPORTAMENTO do cachorro, alguns podem ir para apartamentos, pois tamanho é muito menos importante do que a personalidade do cão. Duvida? Que tal um pinscher, bem pequenininho, correndo e latindo de um lado para o outro dentro de um apartamento? Pois é, vai render multa do condomínio todo mês!

Já um cachorro adulto, com comportamento calmo, que esteja acostumado a fazer as necessidades no jornalzinho ou que saiba esperar a hora do passeio para se aliviar, pode viver muito bem em apartamento. Lembrem-se que estes cães para adoção ficam a maior parte do tempo fechados em canis nos abrigos. Para eles, por menor que seja o apartamento, vai ser um palácio.

No caso da adoção de filhotes, a família adotante tem que ter em mente que quase nunca se pode ter certeza do tamanho que o filhotinho vai ficar. Na maioria das vezes, as ninhadas são descartas por pessoas cruéis e não se sabe o tamanho dos pais. Ou então, a mãe é resgatada prenhe (normalmente abandonada por gente irresponsável que não castra e depois que a coitadinha cruza, joga na rua como se fosse lixo!). Quando se adota um filhote, basta educá-lo desde pequeno a viver num espaço pequeno ou num apartamento, que ele vai se acostumar sem problemas.

Adultos ou filhotes, muito mais importante do que ficarem de porte pequeno, é serem educados! Para um cão, não interessa o tamanho da sua casa. Cuidados, amor e carinho é o que mais importa na hora de adotar um companheiro!

Para contatos com esta coluna, mensagem para cristinabresser @gmail.com.