É assustador o número de cães e gatos vagando por alguns bairros de Curitiba e principalmente, pela região metropolitana. Temos recebido mensagens de leitores indignados com a situação de abandono e sofrimento principalmente de cães no Tatuquara, em Pinhais, Araucária, Colombo, Piraquara, Fazenda Rio Grande e no entorno do aeroporto em São José dos Pinhais.

continua após a publicidade

A culpa é das prefeituras que não tem abrigos para esses animais, que não implementam ou não ampliam seus programas de castração, ou da população, que não castra, não mantém dentro da sua propriedade ou, pior ainda, que abandona estes animais? Na minha opinião, a responsabilidade é de ambos: das prefeituras, através das suas secretarias municipais de meio-ambiente e dos proprietários de animais.

Cão não brota na calçada, os poucos que nascem nas ruas não sobrevivem às doenças, fome ou atropelamentos. Não chegam à fase adulta. A grande maioria dos cães que está nas ruas são os chamados semi-domiciliados.

  • Agenda Sábado 08/10
  • – Adote Com Consciência, adoção de cães Das 10 às 16 horas.
    – Feira de adoção de cães na EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 das 10h às 16h.
    – Grupo Salva Bicho, adoção de cães na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, das 10h30 às 16h30.
    – Feira da Casa do Produtor, Rua Eng Rebouças, 1814, das 10h às 16h.

Ou seja, eles pertencem a donos irresponsáveis que deixam seus cães darem ‘voltinhas‘. Traduzindo: os proprietários desses animais não querem se incomodar em limpar urina e fezes dos seus próprios cães então os deixam soltos para que urinem e defequem em vias públicas. Não pensam na saúde do cão, nem na segurança da população.

continua após a publicidade

Cães e gatos devem ficar dentro do terreno dos seus proprietários. Se for para passear, que seja com coleira e guia. Cães soltos nas ruas morrem atropelados, envenenados, ou pegam doenças de outros cães, se envolvem em brigas e podem inclusive avançar em pedestres.

Lugar de cão é dentro de casa, lugar de gato também. Gatos, de preferência, devem ficar em ambientes telados, para evitar que fujam e morram atropelados, envenenados ou atacados por cães. Pelos mesmos cães que não deveriam estar nas ruas.

continua após a publicidade

Seja responsável! Castre, não abandone e não solte seu cão para ‘dar uma voltinha‘. O risco de ele não voltar é grande. Quem ama, cuida.