A utilização de animais em ambientes hospitalares ocorre com frequência nos Estados Unidos há décadas. No Brasil, o método foi introduzido no ano de 1997 e é chamado de zooterapia ou terapia assistida por animais. É utilizado principalmente com crianças, idosos e doentes mentais.

continua após a publicidade

A terapia com cães e outros animais de estimação não promete a cura de doenças, mas resulta em benefícios físicos e mentais para os pacientes que recebem visitas dos terapeutas de pelos. Os pacientes em contato com os pets liberam a dopamina, que é responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, pode-se observar:

Melhora da capacidade motora; sistema imunológico mais resistente; sintomas de depressão redzidos; diminuição de ansiedade; diminuição da pressão sanguínea.

Os animais mais utilizados em hospitais, clínicas e casas de repouso são cães e gatos. Alguns estabelecimentos permitem a entrada de outros bichinhos, como pássaros, coelhos, peixes e tartarugas.

continua após a publicidade

O cão terapeuta não precisa ter raça, desde que seja dócil, treinado e saudável. É fundamental que tenha um bom temperamento, goste de receber carinho, se dê bem com outros cães e que seja sociável. Além disso, o animal deve estar vacinado, castrado, vermifugado e higienizado (tomar banho antes das visitas).

Alguns hospitais de Curitiba já adotam a “terapia assistida com animais”, como a Santa Casa, o Hospital Cajuru e o Hospital de Clínicas. As visitas são coordenadas pelo projeto Amigo Bicho, que existe há quase 11 anos. Desde outubro, a Assembleia aprovou projeto que autoriza a entrada de animais de estimação em hospitais privados e públicos em todo o Paraná. Cada instituição pode criar as próprias normas, além de exigir carteira de vacina atualizada e autorização de um médico veterinário.

continua após a publicidade

Para donos de animais que amam seus bichos e são obrigados a ficar longe deles por estarem internados, não há remédio melhor do que poder matar a saudades deles. Sem dúvida, lambeijocas e afagos aceleram o processo de cura e melhoram o humor não só dos pacientes, mas de todos que trabalham em hospitais!

Agenda

Sábado- 26/11
Adote Com Consciência na Clínica Bom Pastor, Rua Mateus Leme, 2133 das 10h às 16h.
Grupo Salva Bicho, Praça Santa Filomena, R. Augusto Stresser, das 10h30 às 16h30

Domingo -27/11
Feira da Casa do Produtor, Rua Eng Rebouças, 1814, das 13h às 16h