Animais sentem frio!

Pode parecer óbvio, mas algumas pessoas que tem animais de estimação não se lembram que é necessário ter cuidados especiais com eles nesta época do ano. Com o frio intenso que tem caracterizado este inverno, é crueldade deixar cães para fora de casa sem proteção contra as baixas temperaturas. Para os donos responsáveis, o mínimo é comprar ou construir uma casinha no terreno, colocar uma coberta (cobertores corta-frio custam apenas R$ 16,00 e esquentam muito) jornal e papelão para forrar o chão.

Uma boa alternativa para quem não pode gastar é pedir em fábricas ou principalmente em madeireiras, um suporte de madeira conhecido como “pallet”, que normalmente é descartado depois de usado no transporte de peças. Esses suportes são como um tablado, que permitem que o animal durma numa estrutura de madeira menos fria que o piso em cimento e afastado alguns centímetros do chão, evitando umidade. Em cima do pallet pode-se colocar pedaços de papelão e cobertores velhos. Econômico e eficaz!

É muito triste a vida de cachorros cujos donos são insensíveis, pensam que por ser “só um cachorro”, não tem direito a um mínimo de cuidado. Tenha consideração e respeito por quem te trata com tanto amor e dedicação!
Com relação aos gatos, fique atento pois nesta época eles procuram se enfiar dentro dos motores de automóveis para se aquecer. Antes de ligar o carro, dê umas batidinhas no capô ou toque a buzina, assim, se houver um bichano escondido, ele sai assustado.

Caso você tenha um espaço na garagem ou na entrada de casa, que tal colocar um papelão e deixar um cachorro abandonado dormir abrigado nesta época do ano? Não custa nada e pode fazer a diferença entre a vida ou a morte por hipotermia para um animal indefeso. Pense nisso!

Para contatos com esta coluna, mensagem para cristinabresser@gmail.com.

Agenda

Sábado 25/06

– Campanha de adoção de cães e gatos do Grupo Adote com Consciência, na Bendita Colab, Rua Ulisses Vieira 696, na Vila Isabel, das 11:00 às 16h
– Feira de adoção de cães e gatos do EsalPet Petshop, na Rua 24 de Maio, 1875 – Rebouças, das 10h às 16h.
– Evento de adoção Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – das 10h30 às 16h30.
– Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – sábados e domingos, das 10h às 16h.
– Campanha do Beco da Esperança, Focinhos de Curitiba e Tomba Latas, na Mercadoteca, Rua Paulo Gorski, 1309, domingo dia 26/6 das 10:00 às 16:00 h