“Animais não são brinquedo, sentem frio, dor e medo”! Aposto que você já leu isso em algum lugar. Por uma simples razão: tem gente que ainda insiste em presentear crianças com vidas! Animais de estimação são seres vivos, não são brinquedos.

continua após a publicidade

Eles não existem para satisfazer os desejos de uma criança que, depois de poucos dias, enjoa do brinquedo novo e o pobre bicho fica jogado no meio do quintal, ou na maioria das vezes, é dado para algum parente ou funcionário que nem queria, pega por impulso e de novo, o pet vai ser relegado ao esquecimento, abandono, sofrimento.

Então, fica aqui mais um apelo: no Natal, dê brinquedo de presente, não dê um cachorrinho ou gatinho para uma criança. Filhotes, pior ainda! Crianças e filhotes são uma péssima combinação. Não tem aquela história de: Ah, eles vão crescer juntos. Vão nada. Um cachorro ou gato fica adulto com apenas 01 ano de idade. Crianças começam a ter noção de responsabilidade aos 10 anos. Ou seja, a criança vai judiar do filhote e para se defender, o filhote vai morder ou arranhar a criança- e aí, quem vai apanhar?

Se o seu filho é louco por um cachorro e você vai ter tempo e boa vontade para cuidar, limpar xixi e cocô (dele e da criança, haja trabalho!), levar para passear, levar ao veterinário, dar banho ou levar no petshop para tomar banho e tosar, enfim, se você, adulto, está disposto a cuidar com carinho e responsabilidade de um cão ou gatinho, procure adotar um adulto.

continua após a publicidade

Se não tem espaço em casa, mais uma razão para adotar um srd adulto, pois daí o tamanho do bicho vai estar garantido. E aqui, vou repetir: comportamento vale muito mais que porte. Se você resolver comprar um pinscher, um yorkshire, um lhasa-apso ou mesmo um schnauzer porque não crescem, preste atenção: estas raças normalmente não toleram crianças.

São raças irritadiças, que latem muito e são agitados e irrequietos. Ou seja, você vai se incomodar se morar em apartamento. Multa na certa. Adote um vira-latas adulto, mesmo que seja porte médio, mas que seja calmo e goste de crianças.

continua após a publicidade

E não me venha com essa de “ah, meu filho ma pugs”. Tem dó, né? Crianças não diferenciam um pug de um buldogue ou de um vira-latas. Eles amam cachorros. Quem quer um cão de raça é você, porque acha bonitinho, porque dá status…. Enfim, a maioria das pessoas nem conhece as características da raça, mas querem de raça porque elas não têm pedigree.